quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Caros Políticos... Obrigado


Já sabemos que quando a coisa aperta... cabe aos contribuintes... contribuirem... ainda mais. E sabendo-se que a toda população portuguesa* está cada vez mais esganada, e que as cotnribuições já não são o que eram, eis que vem aí mais um aperto, com a remodelação dos escalões do IRS.

Uma remodelação, que - não será preciso ser especialista em economia para o prever - irá ter como efeitos práticos... aumentar a fatia dos euros que vai parar aos cofres do estado, e imediatamente evaporar-se, sabe-se lá para onde (talvez uma PPP qualquer).

Agradeço portanto aos nossos caros políticos do CDS-PP no Governo, que ainda há dias recusavam determinantemente qualquer aumento de impostos - mas que entretanto já vieram dizer que isso tinha sido apenas para "pressionar" a troika (faz-me lembrar aqueles cães que ladram, ladram... mas não mordem).


Como sempre, o portuguesismo vai permitir que nas vertentes literárias a coisa passe impune: provavelmente não se tratará de um "aumento" literal de impostos... mas simplesmente da "remodelação" dos escalões, que atirará mais pessoas para escalões que paguem mais... Ou seja, os impostos permanecerão os mesmos (eventualmente)... mas as pessoas é que saltam de X para X+Y.


... Se calhar, aproveitava já a oportunidade para sugerir a simplificação radical dos escalões: e passavamos a ter apenas duas categorias: os que pagam, e os que mamam. Mas... na verdade... se calhar já é isso que temos, mas apenas enfeitado com muita burocracia e complexidade por cima, para fazer de conta que as coisas nem são assim...

Quanto a mim, apenas um sistema era justo: taxa única e mais nada! 10% sobre 1000€ são 100, 10% sobre 10000€ são 1000. Quem ganha mais pagará mais. Quem consumir mais pagará mais (IVA). Simples, prático, igual para todos.


* - toda a "população" portuguesa, excepto as "excepções" do costume, já se sabe...

4 comentários:

  1. Ha muito que defendo esse tipo de escalão... Aliás, na irlanda existem 2 escalões: até 30000 pagam 10%. O excesso do valor acima desse patamar, paga 45%.

    alguem que ganhe 45000 na irlanda, paga 10% de 3000 + 45% de 15000.

    Justo para toda a gente e não há as chatices com um possiveis aumentos reflectir na prática uma perda de salário liquido.

    Ok, nao usei os parametros correctos, mas devem estar mt perto do usado lá.

    ResponderEliminar
  2. Bem esse tipo de escalonamento é simplesmente absurdo, aliás vai contra o que costumas defender demonstra e desculpa a frontalidade, com que a maioria das pessoas aborda assuntos dos quais não perde um bocadinho para pensar ou tentar aprender. Falam de economia que não é nenhum bicho papão como se eu agora fosse para o hospital falar de medicina sem sequer saber o que é uma bactéria. Primeiro vais ter de ir aprender o que é um escalão que não é a mesma coisa que os escalões da retenção, depois falamos. Mais tarde posso explicar porque é que os escalões do IRS são justos mas agora não tenho tempo, e mais uma vez desculpa a frontalidade das minhas palavras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aceito isso inteiramente, mas volto a questionar se realmente será necessária a actual complexidade do nosso sistema fiscal.

      Dizes que é preciso teirar um curso para conseguir compreender essas coisas todas: ok, aceito.

      Mas... deixo no ar a pergunta se realmente se estaria pior com um sistema muito mais simples, e que "qualquer pessoa" compreendesse sem ficar com a sensação de que muitos especialistas apenas se escondem atrás do palavreados e dos termos e conceitos complicados, como forma de defesa e de se demarcarem das pessoas "normais".

      Os tais génios que nos atiram com coisas como o crescimento... negativo... e outras pérolas que tais.

      Eliminar
    2. Claro que não é preciso tirar um curso, é preciso é ter umas noções básica Carlos, foi exactamente isso que eu disse daí a comparação da bactéria que é uma noção básica de medicina sabe que ela é composta por núcleo, membrana, etc etc é noção avançada.

      Se temos de simplificar o nosso sistema fiscal? Claro, mas o escalonamento do IRS é ultra simples não tem nada que saber, simplesmente diz que conforme se vai aumentando a colecta, vai aumentado marginalmente a taxa, não sobre a colecta toda mas pelo acrescento. É uma medido de equidade fiscal e de redistribuição de rendimentos usada em todos os países desenvolvidos. O nosso IRS a precisar de mais justiça e menos complicação é noutros sítios que não os escalões. Esta medida só tem um objectivo, subir imposto pois faz desaparecer escalões intermédios.

      Eliminar

Related Posts with Thumbnails