sexta-feira, 30 de março de 2012

A Solução para os Incêndios em Portugal


Ainda nem sequer chegamos à época crítica de incêndios e Portugal já assiste a um número anormalmente elevado de incêndios, em parte devido às condições de seca e falta de água - e noutra parte devido aos incompreensíveis criminosos que se divertem a atear fogos, destruindo vastas áreas de mato e floresta, e potencialmente pondo em risco a vida de bombeiros, populações, e propriedades.

Não sei até que ponto, em vez do antigo serviço militar obrigatório, passasse a haver um serviço comunitário obrigatório, onde todos os cidadãos dedicassem algumas horas da sua vida, durante umas semanas ou meses, a serviço de voluntariado em prole da comunidade, passando pela experiência do que significa ser bombeiro, ou prestar assistência nos hospitais de apoio a pessoas doentes, limpando as ruas, e todas aquelas coisas que muitas das vezes o grosso da sociedade prefere deixar ficar "escondido" do seu olhar... até que algum dia se veja numa situação em que não o possa evitar, e só aí aprendendo a dar algum do valor que todas as pessoas que trabalham nessas áreas merecem.

Voltanto aos incêndios, gostaria que a solução para os incêndios em Portugal não passasse por incendiar tudo o que resta para arder antes da época crítica do Verão... Mas por este andar, parece mesmo que é o que está prestes a suceder.

2 comentários:

  1. Exactamente Carlos, ou entao pegar nos reclusos que vivem dos nossos impostos, pois mais parece que vivem num hotel, por uma coleira gps e fazer pagarem pela estadia a limpar as matas ou a apagarem incendios, ate pode ser q a criminalidade baixe.

    ResponderEliminar
  2. caros leitores,como menbro de uma equipa de Sapadores Florestais,posso verificar o estado em que se encontram árvores,pasto e mato (seco até mais não).o ano passado, antes do início do DECIF (dispositivo de combate a incêndios florestais), a equipa da qual faço parte efectuou um número de horas de serviço comunitário, fora da nossa área habitual de actuação. a minha questão (já levantada pelo Carlos e pelo "anjo") é: porque não pegar em beneficiários de FSD e RSI (fundo social de desemprego e rendimento social de inserção, respectivamente) e colocá-los a fazer algumas horas de limpeza (no inverno) e vigilância (no verão)? com a devida formação e seleccionados aqueles que possam fazer o serviço em condições,claro.. sempre era mais producente do que estes elementos andarem a "cravar" carimbos...já tive nessa situação e sentia-me como que pedindo uma esmola ("já agora ponha-me aqui um carimbo,sff").. um bem-haja a todos e desculpem-me o "testamento".tenho dito.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails