sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dar Sangue e as Taxas Moderadoras

Dar sangue é uma daquelas coisas que, embora alguns o possam fazer pelos benefícios, a maioria faz por princípio e sem nada exigir em troca. Mesmo assim, há algumas "simpatias" dadas aos dadores de sangue - como a isenção das taxas moderadoras - mas que agora, na prática... acabam por ser apenas isenções virtuais que nunca se concretizam na realidade, como podemos ver pelo seguinte testemunho:


Boa tarde Srs. e Sras. dadores (as) de sangue. Eu Joaquim Urbano, dador de sangue à 40 ANOS além de dar sangue desde muito novo e no tempo em que o mesmo era pago e bem pago e mesmo assim sempre me recusei a receber um tostão que fosse, no dia 25 de Janeiro deste ano tive que ir ao hospital devido a um problema no meu braço.
Quando lá cheguei e me dirigi à secretaria, não me informaram que teria de pagar qualquer taxa moderadora isto porque sempre fui isento no pagamento de taxas moderadoras assim como toda a gente que dá sangue pelo menos duas dádivas por ano o são!
Pois hoje recebo uma carta em casa a dizer que tenho 10 dias a partir da data de notificação da mesma para pagar o valor de 29.85 € pois se não o fizer dentro do prazo exigido, terei que pagar um valor 5 vezes superior nunca menos de 100€.
Dar sangue a quem mais precisa, além de ser um acto de solidariedade humana, e de o sangue ser um bem tão precioso pois serve para salvar vidas.
Agora parece que, se nos sentirmos mal e formos directamente ao hospital, pagamos taxas moderadoras, ou seja temos que deixar um centro de saúde abrir marcarmos consulta esperarmos para sermos consultados e se o médico entender se tratar de um caso mais grave, passa-nos um documento para irmos ao hospital e com a apresentação desse documento, é que ficamos isentos do pagamento das taxas moderadoras no hospital! Mas claro que sempre que estivermos mal e quisermos ir ao hospital directamente, lá temos que repetir. Esperar que o centro de saúde abra, marcar consulta, esperar pela consulta e se o médico entender, encaminhar-nos ao hospital!

[via Facebook]

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails