quarta-feira, 11 de maio de 2011

Os Gráficos do Portas

Se dúvidas houvesse que os nossos "queridos" políticos são - na sua quase totalidade (porque felizmente há excepções... mas que infelizmente são poucas) - são uma grande cambada de manipuladores, eis um dos mais recentes casos: o gráfico apresentado por Paulo Portas, e onde Portugal aparece como campeão no aumento da dívida pública em % do PIB.


O "problema" é que é fácil mostrar gráficos... quando se apagam todos os elementos que não interessa ver!
Não é que Portugal esteja numa posição famosa - longe disso - mas interessará certamente mostrar em que posição estamos, e que é francamente melhor do que a que existe em países como a Letónia, Grécia, Irlanda - e até o Reino Unido.


Caro P.P. se queres mostrar gráficos... ao menos não tentes enganar o "povinho"!


A minha grande dúvida é: vão ser estes os tipos que vão continuar a decidir os destinos da nação e dos nossos dinheiros? Faz sentido a "ajuda" que nos vai ser dada pela Europa ser paga a peso de ouro? Com taxas de juros daquelas, mais vale ir pedir dinheiro aos nossos inimigos!

E a grande questão: e que fez evaprorar esses 80 mil milhões de euros que nos faltam... não é responsabilizado por isso!?! Ou a responsabilidade em Portugal é paga com... reeleicção para continuar a (des)governar Portugal?

[Jumento via Expresso]

4 comentários:

  1. Desculpem não concordar convosco. O gráfico está correctíssimo e com valores correctos. O gráfico está com o essencial para demonstrar o que queria ser demonstrado. O que falta é absolutamente irrelevante para o contexto da discussão no debate. Toda a gente sabe que a Irlanda e a Grécia lideram a dívida. O que interessa é os que fizeram melhor trabalho do que o Sócrates nas mesmas dificuldades e esses nem sequer estão todos aí.

    ResponderEliminar
  2. @António

    Para mostrar dados incompletos, num comparativo com o plano europeu, não faz qualquer sentido censurar os dados daquela forma.

    Ou se mostra o panorama global, ou então falava unicamente no caso de portugal.

    Mas como como no futebol e na religião, todos terão direito às suas opiniões. Pessoalmente, só me indigna o facto de não ver em qualquer partido alguém que pareça capaz - ou no mínimo, que tenha a vontade e a seriedade - para assumir a liderança deste País. *Isso* é que é o mais grave (para mim).

    ResponderEliminar
  3. Não é de longe o único, a minha vontade é fazer um site com todos este mentirosos, agora de cor estou-me a lembrar de um gráfico que mnostrou o Marques Mendes, sobre as parcerias público privadas, em que acusava este governo de as ter aumentado exponencialmente (minhas palavras) mas esquecendo de dizer que foi o anterior governo do partido dele que as adjudicou mas pronto. Se isto fosse um caso isolado mas não é, é o normal em qualquer partido português.

    ResponderEliminar
  4. @Nuno
    Acho que um site desses seria bastante educativo! E poderia servir para educar tanto o "povo", como os próprios políticos... que actualmente já têm o descaramento de nem sequer terem vergonha nas roubalheiras que fazem. (Veja-se o caso das SCUTs e tantas outras...)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails