sexta-feira, 15 de outubro de 2010

As SCUTS, o DEM e a Via Verde

Pronto, lá chegamos ao fatídico dia em que começam a ser cobradas portagens nas SCUTs - as estradas que nos foram "vendidas" como sendo SEM CUSTOS para o utilizador.

Como sempre, só agora, em cima da hora é que as pessoas se preocupam em saber como é que isto vai funcionar - não por sua culpa, mas sim porque todo o processo decorreu "a pontapé" desde o início...

Aliás, eu próprio me encontro na posição em que - imagino eu - muitos outros Portugueses se encontrarão: depois de ter pedido um identificador para a Via Verde em JUNHO(!) e ter visto o meu pedido ser adiado devido a "não estar definido" como isto iria ficar - eis que finalmente no mês passado recebo a carta com o pedido de pagamento... que efectuei, com a "promessa" de receber o identificador num prazo de 10 dias.

Obviamente que esses 10 dias passaram sem que tenha recebido seja o que for: nem identificador, nem carta ou email de confirmação, nem sequer qualquer aviso de que o processo estaria mais demorado que o normal.

A minha única resposta até ao momento, ao tentar ligar para a Via Verde foi: desligarem-me o telefone na cara!

É isso mesmo, pela primeira vez na vida... em vez de levar uma seca descomunal (como seria de prever) não; a linha de apoio ao cliente da Via Verde simplesmente me informou que devido ao volume excessivo me aconselhava a ligar mais tarde... e PIMBA, desliga-me a chamada!

Ora... mas que raio de atendimento é este? Afinal só cá estamos para pagar quando e muito bem lhes apetece; mas cumprirem com as suas próprias condições, isso já não?

É devido ao "volume anormal"?
Então que tal se eu deixar de pagar as contas, alegando que também tenho um "volume anormal" de débitos na conta; e quando me telefonarem também digo que tentem mais tarde?

Se ainda houvessem dúvidas deste processo vergonhoso que nos vai chular ainda mais alguns euros pelos Km que percorremos; aqui fica este meu relato para a posteridade.

Para melhorar tudo isto, já estou a imaginar chegar a um posto dos CTT para fazer o pagamento manual - já que não haverá outra alternativa até que a Via Verde se digne a enviar o identificador, quando muito bem achar possível e sem qualquer data prevista - a senhora dos correios olhar para mim e dizer: "Mas... nós não sabemos nada disso!"

Sabem que mais? MANDEM-ME A CONTA PARA CASA!

4 comentários:

  1. para ajudar mais à festa, o problema é que eles enviam mesmo a conta para casa, mas com multas (chamam-lhe taxa) em cima! o_0

    ResponderEliminar
  2. É uma tristeza toda esta situação. As SCUT foram criadas para o acesso livre. Todos nós pagamos uma parcela para sustentar as SCUTs de cada vez que pagamos combustível. Agora pagaremos em dose dupla... e suspeito que mesmo assim não vá chegar. Se afinal dos pagamentos nestes postos das SCUTs apenas representará 30% dos custos que as mesmas necessitam... não me espantaria se o (des)Governo não viesse lá para o ano com mais um terceira taxa para as sustentar.
    Isto vai de mal a pior...

    ResponderEliminar
  3. Ahah Só nos resta rir desta situação toda, para não chorar! Isto vai de mal a pior. Na minha opinião, deve-se muito ao desinteresse e, consequentemente, falta de informação dos portugueses. Temos incompetentes a representarem-nos. Não admira que, aos olhos do mundo, Portugal seja um país de "gentinha" a roçar o primitivo.

    ResponderEliminar
  4. Estranho... Na passada quinta feira tomei diligências para arranjar a via verde, e trouxe-a no próprio dia...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails