quarta-feira, 9 de junho de 2010

SCUTs

- Mas afinal, quanto é que vou ter que pagar?
Oh pá, não sei, depois digo-te, precisas é do chip.
- E como é que pago?
Também não sei, isso depois vê-se! Não te esqueças é do chip!
- Mas então, onde é que arranjo o chip?
Tanta pergunta! Sei lá! Isso depois vê-se! Tens é que ter um chip e pagar, e depois é que se vê!!!
Pode parecer um sketch do Gato Fedorento ou dos míticos Monty Python, mas é a triste realidade que impera no nosso país. Não se sabe bem como, quando ou porquê; mas o que é certo é que a partir de 1 de Julho as SCUTs são para pagar!

Não é a primeira vez que venho para aqui desabafar sobre as Scuts (e não só), mas não há volta a dar... Parece mesmo que andam a gozar com as pessoas.

Faltam cerca de 3 semanas para se começar a pagar; mas ninguém sabe como ou quanto - enquanto alguns partidos ainda colocam em causa a legalidade da obrigatoriedade de um chip identificador.
Já nem falo daqueles casos dos turistas que nos visitem (vão ser obrigados a ter que espetar um "chip" no vidro, apenas por terem vindo a Portugal um par de horas???)... ou dos pseudo modo de pagamento "anónimo" pré-carregados (o que acontece se acabar o saldo a meio de uma viagem? Fica em "crédito"?... Então não era anónimo???)
Enfim, tudo questões que ninguém quer - ou sabe - explicar.

E ainda nos vêm dizer que depois há troços isentos (mas que estão carregadinhos de pórticos! - Então porquê, se não não vai ser para pagar; será mesmo só para "controlar" por onde andamos!?!) e que os preços até poderão variar em função do dia e da hora: ou seja, vamos pagar, e nem vamos saber bem quanto ou porquê... é pagar e calar!

Querem que quem mais gasta, pague mais? Meus amigos... não é isso que já acontece com os impostos que pagamos sobre os combustíveis?
Ah, tem que ser a taxa para os concessionários?

Então como raio justificam troços exactamente paralelos a auto-estradas existentes, a poucas centenas de metros de distância? Somos assim um país tão avançado onde já nos damos ao luxo de ter estradas redundantes, ambas pagas a peso de ouro???



Já faz lembrar os investimentos mega-milionários no TGV, que se fossem distribuídos por cada português dariam para comprar um Porsche a cada um de nós!

2 comentários:

  1. Se o problema é o príncipio do utente pagador, então que utilizem dísticos de autoestrada nos vidros das viaturas, como se utiliza, por exemplo, na Suiça (cerca de 30 euros, anual) ou na Rep. Checa (desde utilização mensal até selo anual), e problema resolvido. Os equipamentos já colocados nas famosas portagens virtuais de certeza que têm a possibilidade de identificar quem tem e quem não tem o dístico. Lá pró dia 30 de Junho saberemos pormenores relativamente aos dispositivos e ao modo de pagamento. Até o estado tem que deixar tudo para a última, tudo em bom nome da tradição...

    ResponderEliminar
  2. A primeira coisa que me veio à ideia, mal começaram a dizer os troços isentos de portagens das SCUT na TV, foi precisamente os pórticos aqui na nossa A29. Se não é para pagar, que raio estão lá eles a fazer? Certamente a encher os bolsos de alguém ;-)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails