sexta-feira, 25 de junho de 2010

Homens, Espadas e Tomates

Momento cultural (sim, também temos disso aqui no blog!)

Feitos Heróicos dos Portugueses nos Descobrimentos narrados no livro "Homens, Espadas e Tomates"


Terá lugar no próximo Domingo, 27 Junho, pelas 16h na Quinta Wimmer em Belas, o lançamento da obra "Homens, Espadas e Tomates", da autoria do pesquisador luso-alemão Rainer Daehnhardt, com entrada livre.

Trata-se de uma obra que dá a conhecer impressionantes feitos heróicos dos portugueses nos Descobrimentos, bem como as armas então utilizadas por ambos os lados em combate.

Tratando-se de uma 2ª edição totalmente repaginada com a chancela da Zéfiro, este título conta já com mais de 12.000 exemplares vendidos no total.

Rainer Daehnhardt diz-nos: «A História de Portugal encontra-se repleta de actos de bravura e heroísmo que são demonstrados em situações que desafiam a lógica. O que tornou isso possível e com que armas se confrontou um tão escasso número de portugueses contra exércitos substancialmente superiores?»


Alguns dos feitos históricos surpreendentes relatados neste livro:

• 600 portugueses defenderam a fortaleza de Diu num cerco de vários meses contra 70 galés turcas e um exército de terra de 23.000 homens. Após a perda de milhares de homens os turcos desistiram, considerando os portugueses invencíveis. No final do confronto restavam apenas 40 guerreiros portugueses capazes de lutar.
• Um piloto português veio da Índia para Portugal num pequeno barco a remos com uma só vela, tendo o Rei D. João III mandado queimar a minúscula embarcação para não constar que uma viagem destas fosse possível.
• Um português desafiou sozinho um exército turco de milhares de guerreiros para recuperar um capacete perdido que lhe tinha
sido emprestado.
• Cinco portugueses tomaram uma galé turca de 150 guerreiros.
• Dois portugueses defenderam um baluarte em ruínas contra 700 turcos, impedindo a sua tomada.
• 120 portugueses conquistaram uma fortaleza defendida por um exército de 50.000 guerreiros.

Nº de Páginas: 288
Formato: 16 x 23 cm
Capa: Semi-rígida
ISBN: 978-972-677-028-0
PVP: 19,90 €

Consultar o Índice (PDF)
Ler um excerto (PDF)


Espero apenas que na próxima edição, o livro possa contar com os valorosos portugueses que mandaram, sozinhos, os pórticos das SCUTs abaixo! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails