quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Reino Unido com Vigilância dentro das Casas

Depois de ter vigiado grande parte dos espaços públicos com câmaras de vídeo, o Reino Unido prepara-se agora para começar a entrar em casa dos seus cidadãos.

As famílias mais problemáticas irão começar a tornar-se o exemplo do verdadeiro Big Brother, com câmaras instaladas nos seus lares, para que possam ser avaliadas.

Ora... se por um lado posso compreender o objectivo disto, como forma de proteger as crianças; não é difícil antever que isto rapidamente possa escalar para outras situações. Afinal, o que define uma "família problemática"? E se uma pessoa for injustamente acusada de terrorismo (algo que não parece ser tão difícil num país onde tirar fotos de locais públicos dá quase direito a cadeia)?

... Não me parece que isto vá ter bons resultados... não me parece não.

3 comentários:

  1. Tb no site:

    UPDATE: Further research shows that the Express didn’t quite have all its facts straight. This scheme is active, and the numbers are fairly accurate (if estimated), but the mentions of actual cameras in people’s homes are exaggerated. The truth is that the scheme can take the most troublesome families out of their homes and move them, temporarily, to a neutral, government-run compound. Here they will be under 24-hour supervision. CCTV cameras are not specifically mentioned, not are they denied, but 24-hour “supervision” certainly doesn’t rule this out from the camera-loving Brits.

    ResponderEliminar
  2. Sim... mas a questão é, que vindo do UK e tendo "câmaras" no texto, já nada me surpreende (como poderás ver no post que já se encontra agendado para este próximo sábado. :)

    ResponderEliminar
  3. Pena... queria conhecer Londres e cercanias quando fosse a Europa em um futuro próximo. Mas é como no tempo da CORTINA DE FERRO, em que estive por ai, mas não conseguia nem me imaginar visitando a antiga Tchecoslovaquia, Romênia, Hungria ou Bulgária. Não porque não tivesse interesse. Mas porque não apoio de forma alguma governos totalitários e controladores. Nem com meus parcos "gastos" turisticos. Hoje que sairam daquela situação, tá faltando $ para uma nova incursão! Quem sabe o que o futuro reserva!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails