segunda-feira, 6 de julho de 2009

Carros Ecológicos - Poupar? Isso é que Não!

Os Estados Unidos da América estão a chegar à conclusão mais que inevitável: com automóveis mais eficientes, não se cobram os impostos "necessários" a que estavam habituados.

Por isso... toca a arranjar maneira de aumentar os impostos!


Depois de décadas a promover o desperdício, com automóveis desenvolvidos sem qualquer consciência ambiental - nem mesmo depois do susto dos combustíveis na década de 70 - está mais que visto que o automóvel é uma "droga" tão viciante como qualquer outra.

Com a tendência crescente para os automóveis eléctricos, os impostos sobre os combustíveis deixaram de ser cobrados e serão insuficientes para a manutenção e construção da infraestrutura rodoviária.

Para isso, estão a considerar a criação de um novo imposto que incida sobre a quilometragem feita por cada veículo.


Há muito que eu venho a alertar para o mesmo: não pensem que com os automóveis eléctricos vão poupar dinheiro! Imagino a quantidade de estudos que estará a ser feita, para subir o preço da electricidade alegando que há mais procura e "bla bla bla", ou então que temos que alugar as baterias (pagando mais uma "renda" mensal", etc. etc.)
Ou seja, vão arranjar forma de garantir que cada pessoa continue a pagar o mesmo que estava habituada a pagar no seu velho veículo a gasolina/gasóleo... não tenham ilusões.


Gastam-se milhões em estradas e auto-estradas, gastam-se milhões para "sustentar" a indústria automóvel depois de todos os erros que fizeram, e quem acham é que vai ter que pagar tudo isso?... Ah pois... podem ter a certeza que seremos todos nós.

... eu ainda gostava que me explicassem porque razão destruiram parte da nacional 109, transformando-a numa IC/A44, que logo após as eleições deverá levar com uma portagem electrónica do chip de matrícula; sem que haja qualquer alternativa viável (já que essa alternativa foi destruída e sobreposta pela nova estrada "SCUT"!)

A minha única consolação é saber que vou exercer o meu descontentamento na mesa de voto; mas não vai ser isso que me vai evitar o chulanço diário de ter que pagar para transitar em estradas "sem custo para o utilizador"!...

5 comentários:

  1. Esperas e verás ainda a TAXA PARA CIRCULAÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, que cobrará a vc para ir na esquina comprar pão se de carro fores! Será a única solução que fará com que as pessoas adquiram consciência ambiental e passem a usar o transporte público, a bicicleta ou os próprios pés... deixando o carro individual apenas para as emergências reais!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu não tenho carro, nem sequer carta de condução. Ando de metro e de bus para todo o lado dentro do Porto... chego sempre a horas ao trabalho... Só lamento as greves que são um pouco "chatas" e inconvenientes. Mas vai da consciência de cada um. É uma pena o Porto ter muitas subidas e descidas, acho que se assim não fosse andava era de bicicleta e não gastava dinheiro em Andante!

    ResponderEliminar
  3. E essa cena do chip das matriculas, como é que vai ser isso?

    ResponderEliminar
  4. eu vou ver a minha vida a andar para trás com essa scut que vai passar a ser paga! É como tu dizes Carlos, cadê a alternativa? Pois... :/

    ResponderEliminar
  5. @Mário

    Parece que não sabes como as coisas funcionam cá pelo nosso país. Achas que vão falar nisso em época de eleições?

    Vai andar tudo "esquecido", enquanto sorrateiramente vão instalando os pórticos nas SCUTS, e só depois das eleições é que isso vai voltar à baila.

    (Com os habituais atrasos, estou a imaginar como é que eles vão querer entregar milhões de "chips" gratuitamente a todos... mas no fim, lá terão os cofres a encher-se diariamente com mais este imposto que vamos pagar para andar em estradas que já pagamos, com combustível já taxado com N impostos.)

    E só continuo a achar estranho porque razão se gastam tantos milhões com estas complexidades todas, quando se podia optar por soluções bem mais simples, como na Suiça, em que simplesmente cada veículo paga uma taxa anual pra poder circular, e está feito: nada de portagens nem filas para pagar, nada de complicações...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails