terça-feira, 2 de junho de 2009

Câmaras de Vídeo vão Registar Matrículas em Inglaterra

Não é segredo nenhum que o Reino Unido é um "paraíso" permanentemente vigiado pelo olhar atento de milhares de câmaras de vigilância - na melhor/pior tradição de um universo orwelliano de um estado Big Brother.

E como prova de que as boas intenções facilmente descambam para um estado que abusa dos direitos e liberdades dos seus cidadãos, muitas dessas câmaras irão passar a guardar um registo das matrículas dos veículos que passarem no seu campo de visão.


O que, como se pode ler no artigo... nem sempre é usado para os efeitos pretendidos, com pessoas a serem rotuladas de "possíveis terroristas" apenas por terem participado numa manifestação, e que agora passam a poder ser localizadas onde quer que se dirijam nos seus veículos.

Por cá, pouparam trabalho e recursos... em vez de precisarmos de uma rede de câmaras e de computadores a analisar as matrículas, vamos ter um chip RFID em cada veículo, que permite fazer o mesmo de forma muito mais simples.

O problema destas medidas é que, depois de implementadas, tornam-se praticamente impossíveis de reverter... pelo que, novamente... espero que todas as pessoas estejam bem conscientes das liberdades que estão a abdicar quando estas "tecnologias" são instaladas para o nosso suposto "benefício."

2 comentários:

  1. Um gajo q se manifesta contra a guerra, é claro que é um potencial terrorista! Toca a fazer-lhe uma operação stop e chatear o gajo! LINDO!

    Qualquer dia começam a vigiar os blogs e fóruns na net, e a mandar parar na estrada quem disser mal de qq coisa no dia seguinte!

    E quando isso acontecer, se formos a Inglaterra, Carlos, tamos lixados. :)

    ResponderEliminar
  2. É curioso q no tempo do IRA os ingleses faziam questão de manter a cabeça erguida e o nariz empinado face aos ataques terroristas. Faziam questão de não se mostrar afectados.

    Agora, uns muçulmanos explodem uns autocarros e é um pânico tal que atiram pela janela os direitos civis e o bom senso... É triste.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails