quarta-feira, 6 de maio de 2009

Watching the Watchmen

Esta parece tirada de um qualquer livro de ficção de uma sociedade distópica... mas é mesmo verdade. Depois de ter sido inundada de câmaras CCTV que vigiam a maior parte da população civil, o Reino Unido vai agora colocar câmaras a filmar os operadores que olham para as imagens das câmaras!

É mesmo verdade. E acho que nem mesmo George Orwell teria sido capaz de se lembrar de tal twist.

O objectivo é analisar para onde os operadores olham, para que - no final do turno - o sistema possa compilar uma selecção de imagens que ele não tenha visto (por estar a olhar para outro lado.) Podendo também ser usado para analisar o nível de "atenção" do operador, para que os seus patrões avaliem o seu desempenho...

... Não me cheira que os operadores vejam esta medida com bons olhos! Havendo até a possibilidade de acharem que tal vai contra a sua privacidade. Cómico, não? Hahaha! :)

4 comentários:

  1. E quem vigia quem vigia quem vigia? Os vigiados? :P

    ResponderEliminar
  2. Acho que a seguir a esta onda, vão existir outras câmaras a vigiar as câmaras que vigiam os operadores para verificarem se as câmaras que vigiam os operadores estão a vigiar bem e não existe nenhuma falha, mas como tecnologicamente existem sempre falhas, vão depois ser criadas novas câmaras para vigiar as câmaras que vigiam as câmaras que vigiam os operadores... ... and so on!

    ResponderEliminar
  3. "V" DE VINGANÇA, já alertava sobre isto... é o cachorro correndo atrás do próprio rabo tecnológico! Para onde vai isto? Creio que nem Orwell, nem Huxley conseguiriam prever!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails