sexta-feira, 3 de abril de 2009

Andar a Pé

Quantas vezes não depararam com autênticos "animais" que estacionam os seus veículos com total desrespeito por quem caminha pelo nosso país?

São carros estacionados em cima dos passeios, obrigando a que os peões tenham que fazer contorcionismo para poderem passar; são carros parados em cima das passadeiras;etc.

Por isso mesmo, esta iniciativa do blog passeiolivre é de louvar e merece ser divulgada por todos.

Pode descarregar uma versão com qualidade para impressão aqui.

... e aproveito para fazer uma chamada de atenção: é que, tal como o número de condutores "loucos" que circulam nas nossas estradas parece estar a aumentar, o mesmo se passa com o número de peões loucos que atravessam com sinal vermelho ou fora das passadeiras de forma alucinada e com total desrespeito por tudo e todos.

Haja civismo, sim?

7 comentários:

  1. Realmente existem peões sem noção não só de civismo, como do perigo ao atravessarem com os sinais vermelhos. Nas passadeiras, é que já é um pouco difícil. Penso que ter de andar 500 metros à procura de uma passadeira para atravessar e depois ter de voltar para trás mais 300 metros, principalmente para quem tem dificuldades de locomoção, é um pouco difícil e penoso, não? Agora, condutores a passarem o vermelho, a transitarem por vias proibidas, a estacionarem em tudo que seja espaço para andarem o mínimo possível até ao local de destino, isso também demonstra não só falta de civismo como de transgressão ao Código da Estrada. E quando tudo isso acontece nas "barbas" da polícia, sem que os prevaricadores sejam sequer repreendidos, então ainda é mais grave... Mas enfim, é o Tuguismo que temos e não sei daqui a quantas gerações a coisa mudará...

    ResponderEliminar
  2. Há uma grande diferença entre uma coisa e outra.
    Quando há algum azar com um peão louco, é o peão que se lixa (muitas vezes morre memso).
    Mas quando há algum com o condutor louco, também é o peão que se lixa.

    Querer pôr os dois ao mesmo nível, é desumano no mínimo

    ResponderEliminar
  3. @Miguel

    Não esquecer que eu até já sugeri a hipótese de os peões terem total prioridade nas estradas.
    (E não esquecer que, qualquer condutor, é na sua essência também um peão, mal põe um pé fora do carro.)

    No entanto, se existem regras, devem ser cumpridas - e irrita-me profundamente ver peões a passar com um sinal vermelho, depois de terem olhado para o sinal, e o ignorado conscientemente - tal como irrita qualquer um ver um automóvel passar um sinal vermelho.

    A questão das passadeiras é pertinente, mas ninguém é obrigado a fazer 300m para passar numa delas - (posso estar desactualizado, mas a ideia que tinha é que só existe essa "obrigação" estando a menos de 50m.)

    Independentemente de tudo, as cidades deviam ser para os peões - isso é ponto assente.
    Mas, numa sociedade em que peões e veículos têm que conviver lado-a-lado, acho que deveria sensibilizar-se que ambas as partes devem fazê-lo com consciência.

    Todos os dias passo por gente que vem a caminha "pelo meio da estrada" - por não terem passeio num dos lados da estrada, quando do outro lado existe um passeio largo, moderno e seguro.
    Que raio de mentalidade faz uma pessoa preferir ir pela estrada, para cumprir o "quando caminha na estrada faça-o pela esquerda" do que caminhar por um passeio!?

    Eu fico pasmado com coisas que vejo todos os dias, quer feitas por peões, quer feitas por condutores...
    (Coisas que vou relatando aqui de tempos a tempos...)

    ResponderEliminar
  4. Carlos Martins, não sei se a distância dos 50 m está em vigor porque desconheço o actual Código da Estrada, mas se o peão tem de atravessar a estrada, na ausência de uma passadeira visível, tem de fazê-lo com as devidas precauções não só porque está em perigo a sua integridade física (ou até a própria vida), como a do condutor que tanto pode vir nos limites da velocidade (penso que sejam os tais 50 km/h), como a 80 ou a 100 como é bastante "normal"... Nesta situação, ambas as partes têm de ter consciência das suas posições, mas isto sou eu que digo porque foi assim que sempre fiz... Agora, uma coisa é certa e não tem duas interpretações - como é habitual a lei ter e em que cada um a interpreta à sua maneira -, os passeios fizeram-se exclusivamente para os peões, não para estacionamento de automóveis! E a lei, através do Código da Estrada, é bem explícita nesses casos. Os prevaricadores e os próprios agentes da lei (?) é que a ignoram, porque à frente de uma Divisão da PSP, no Largo do Calvário em Alcântara, passam diariamente viaturas civis pelo corredor BUS que é antecedido de um sinal de sentido proibido, estacionam em segunda fila num local marcado no chão com tracejado amarelo e sinais de proibição de parar/estacionar e no Largo das Fontaínhas, mais à frente, o estacionamento é simplesmente caótico já que a zona tem muitos escritórios e fica em frente à embaixada de Angola.

    ResponderEliminar
  5. Eu acho inadmissível esse desrespeito por parte das próprias autoridades.
    Concorde-se ou não, se as leis existem são para ser cumpridas. Assim sendo, como se explica como, durante anos (décadas) a fio, as nossas cidades continuam com milhares de automóveis estacionados em locais proibidos - algo que já se tornou tão "natural", que as pessoas já nem ligam.
    Eu ligo, e parte do trânsito caótico deve-se a esse estacionamento que ocupa faixas de circulação, passadeiras, cruzamentos, semáforos, passeios, e sabe-se lá que mais.

    Há crise? Porreiro, comecem a multar esses carros todos, que ficam logo com um fonte de rendimentos diária (ou pelo menos, até que entendam que nao podem estacionar nesses locais.)

    Eu próprio, todos os dias tenho que gramar com uns inteligentes que param mesmo em frente a uma farmácia, e que entopem o trânsito todo - ok, poderão dizer que é uma emergência, a farmácia e tal, que temos que dar um "desconto" - até daria, não fosse existir um vasto parque *gratuito* sempre com lugares disponíveis... do outro lado da rua, a menos de 15 metros de distância! Portanto, não me lixem lá com urgências... é mesmo absoluto comodismo e total desrespeito por todos os outros.

    ResponderEliminar
  6. Aqui ficam os meus 2 cêntimos, que já tenho vindo a dizer que os Portugueses andam mal informados, condutores e peões (que o somos todos não é?)

    Artigo 101º do Código da Estrada
    Atravessamento da faixa de rodagem

    1 - Os peões não podem atravessar a faixa de rodagem sem previamente se certificarem de que, tendo em conta a distância que os separa dos veículos que nela transitam e a respectiva velocidade, o podem fazer sem perigo de acidente.

    3 - Os peões só podem atravessar a faixa de rodagem nas passagens especialmente sinalizadas para esse efeito, ou, quando nenhuma exista numa distância inferior a 50m, perpendicularmente ao eixo da faixa de rodagem.


    E outra muito importante para os senhores condutores que se julgam donos das ruas:

    Artigo 103º
    Cuidados a observar pelos condutores

    1 - Ao aproximar-se de uma passagem de peões assinalada, o condutor, mesmo que a sinalização lhe permita avançar, deve deixar passar os peões que já tenham iniciado a travessia da faixa de rodagem.

    2 - Ao aproximar-se de uma passagem para peões, junto da qual a circulação de veículos não está regulada nem por sinalização luminosa nem por agente, o condutor deve reduzir a velocidade e, se necessário, parar para deixar passar os peões que já tenhm iniciado a travessia da faixa de rodagem.

    3 - Ao mudar de direcção, o condutor, mesmo não existindo passagem assinalada para a travessia de pões, deve reduzir a sua velocidade e, se necessário, parar a fim de deixar passar os peões que estejam a atravessar a faixa de rodagem da via em que vai entrar.

    4 - Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

    ResponderEliminar
  7. Eia, acertei nos 50 metros!
    ... Só no Euromilhões é que nao acerto em nada...

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails