segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Multas nos Semáforos

Ah, os nossos amigos italianos não deixam de nos surpreender.

Afinal, nada como usufruir da melhor forma da alta-tecnologia existente nos semáforos, ajustando a sua temporização para criar uma armadilha perfeita para os condutores.

E como é que isso era feito? Simples!
Bastou reduzir o tempo em que o semáforo sinalizava a luz amarela, fazendo com que muitos dos condutores passassem já com o sinal vermelho - e prontamente apanhados pelas câmaras de vigilância que automaticamente capturavam a infracção.

Como quase sempre nestes casos, os culpados foram apanhados devido à sua ganância, já que o aumento astronómico de multas (eram já mais de 1400 num período de dois meses) atraiu as atenções e foi alvo de investigação.

Isto resolvia-se facilmente com a introdução de um contador visível nos semáforos, que mostrasse quanto tempo falta até que o verde passe para vermelho e vice-versa... e aí já não havia desculpas.

3 comentários:

  1. Em Taiwan já tentaram colocar temporizadores nos semaforos, e com maus resultados:
    http://freakonomics.blogs.nytimes.com/2008/03/14/taiwans-solution-to-traffic-jams/

    ResponderEliminar
  2. Bem, pelo menos o caso que me parece mais lógico, de ter o contador no sinal vermelho, parece evidente de que funciona e bem:

    "...while those that counted down until a red light turned green saw a halving in both the number of reported accidents and injuries."

    ResponderEliminar
  3. Eu referia-me ao outro cenário... a contagem decrescente do tempo em verde e amarelo. :)

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails