quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Quantos minutos vale uma vida humana?

Inspirado pelo post de ontem do Mário, cheio de fórmulas e contas, decidi também tentar aplicar a matemática a um problema que nos aflige todos os dias: a condução.

Muitos de vocês já terão pensado no tempo que efectivamente se poupa - ou não - quando se conduz de casa para o trabalho, caso se conduza calmamente dentro dos limites legais de velocidade, ou se conduza à piloto de Fórmula 1, ignorando os limites de velocidade/regras de trânsito/demais condutores.

Como as variáveis são infinitas, vamos restringir-nos apenas a uma variável simples de calcular: a velocidade.


Ora, quando se trata de um percurso tipo auto-estrada ou via rápida, não há dúvida que a velocidade tem influência (não obstante estarem a infringir a lei ao ultrapassar a velocidade máxima permitida). Isto, se tivermos sorte de não apanhar obras na estrada, acidentes, ou qualquer outro entrave que faça com que fiquem parados ou em pára-arranca durante horas.

No entanto, em percursos citadinos, é muito mais frequente encontrarmos trânsito, semáforos, rotundas, e um sem número de "obstáculos" que depressam arruinam a tentativa desses tais pilotos chegarem bem mais depressa que os demais condutores.

Vamos então fazer contas...

O percurso consiste em 10Km de IC's, seguidos de 4Km dentro da cidade com 4 semáforos (e ignorando STOPs, prioridades, rotundas, passadeiras, etc.)

Condutor 1: conduz dentro dos limites de velocidade.
Condutor 2: Limites? Mas quais limites? Que é essa coisa? Estas riscas brancas no chão são é para ajudar a trajectória!







PercursoIC
(10Km)
Cidade
(4Km)
Filas
de
trânsito
4x
Semáforos
Total
Condutor
1
80Km/h
(7.5min)
50Km/h
(4.8min)
5min
0-30seg. cada
(0-2min)
17-19min
Condutor
2
140Km/h
(4.3min)
80Km/h
(3min)
5min
0-30seg. cada
(0-2min)
12-14min
Assim sendo, e sabendo que na realidade muitas vezes as diferenças são ainda menores ou mesmo nulas... acham que uma vida humana - a vossa, a dos vossos filhos, ou mesmo a de algum desconhecido - vale menos que 5 minutos do vosso tempo?

Quantos minutos teriam que poupar para que valesse a pena matar alguém? 10min? 15min? 1 hora?
Quanto minutos vale uma vida humana?

1 comentário:

  1. vale a pressa com que estiveres no momento, ou o stress acumulado do dia-a-dia...

    a verdade é que somos demasiado egoístas, neste caso na estrada quando estamos ao volante de um automóvel, e não pensamos na responsabilidade que é ter uma máquina com aquele peso debaixo dos nossos pés e mãos.

    ou então a "velha máxima" tuga:

    "só acontece aos outros"

    até ao dia que nos toca a nós... e aí o mundo desaba um bocadinho... a tempo para abrir um pouco os olhos ao que se passa em volta e de como podemos interferir nas vidas dos outros...

    mas... tarde demais para alguns!

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails