quinta-feira, 8 de novembro de 2007

A pé e a pedir...

Será que há alguma hipótese de andar na via pública por mais de cinco minutos - quer seja a pé ou de carro - sem que se sinta vontade de ir morar para a Lua?

Espinho é uma cidade simples no que respeita a ruas - é tipo Nova Iorque - estradas paralelas à costa marítima (com numeração par) e perpendiculares (com numeração ímpar). Dessa forma, qualquer pessoa, mesmo sem saber ler, se orienta facilmente na cidade.

Ora isto também significa que, cruzamentos é coisa que não falta. (Se alguém precisar arranjar a frente do automóvel, é so escolher um cruzamento bem localizado, e apresentar-se da direita cheio de vontade.)

Quem me conhece sabe bem o quanto destesto os peões que andam pela estrada à balda - fds, há regras por algum motivo: se está vermelho para os peões, é para não passarem!
(Se for um automóvel a passar um vermelho, é logo um assassino.)


Mas adiante que se faz tarde... hoje estavamos a ir a caminho da habitual francesinha vegetariana (que me desculpem os mais puristas), preocupados em passar na passadeira, quando um Schumacher que vem a passar o cruzamento, a dar gás para impôr respeito ao desgraçado que vinha da esquerda - passa pela passadeira como se fosse a faixa da meta das 24h de Le Mans! Felizmente os instintos ainda vão funcionado, e dar um salto pra trás é coisa que já se está habituado a fazer nas nossas passadeiras.
O gaijo ia todo chateado a olhar para o condutor que vinha da esquerda (que tinha ousado ocupar 5cm da faixa de rodagem para ver se vinha alguém da direita), quem nem se preocupou em olhar para a FRENTE!

É nestas alturas que me apetecia ter umas botas com biqueira de aço, e mandar-lhe um grande pontapé na porta!

Se calhasse ser uma pessoa de idade com mobilidade reduzida, bem que ficava colada ao capot - ou pior: passava a fazer parte das estatísticas das nossas estradas.

Portanto, volto a perguntar... de que serve haver leis, regras, e tudo isso - se ninguém se digna a segui-las (e raramente se é penalizado por isso)?

(E bastava começar com os exemplos dos milhares de carros estacionados em locais proibidos que se vêem todos os dias em qualquer cidade! - mas isso vai dar outro artigo...)

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com tudo - vê o meu tópico in(segurança) rodoviária.

    ResponderEliminar
  2. da próxima atiramo-nos para cima do capot do carro!!! ;D

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails