quarta-feira, 14 de abril de 2021

Croata bate recorde ao ficar 24 minutos sem respirar

Este recorde não é definitivamente para quem tiver falta de ar. Budimir Buda Šobat, um croata de 54 anos, bateu um novo recorde ao ficar 24 minutos e 33 segundos mergulhado sem respirar.

Ao contrário dos shows de ilusionismo, onde o ilusionista também aparenta bater recordes mergulhados (mas na verdade tendo um tubo para respirar), aqui estamos perante um caso real, oficialmente validado pelo Guinness, e com a supervisão adequada. Budimir já detinha o anterior recorde, de 24m11s, que agora superou com 24m33s.

Se parece impossível alguém ficar mais de 24 minutos sem respirar, o caso é explicado (mas não minimizado) pelo facto de ser uma modalidade em que o mergulhador pode respirar oxigénio puro antes do mergulho, maximizando a oxigenação do seu corpo. Na variante sem ajuda de oxigénio puro, o recorde é de 11m54s, o que demonstra bem a diferença que o oxigénio faz.

Escusado será dizer que não é recomendável que se aventurem nestas coisas. São precisos anos de treino, e de ter consciência de que, para todos os efeitos, estão a auto-asfixiar-se e a lutar contra todos os instintos para respirar - e que a certa altura o próprio corpo entra em convulsões, que têm que ser "superadas" para se ir para além do que parece ser possível.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts with Thumbnails