sexta-feira, 10 de abril de 2020
Câmaras e lasers revelam as micro-gotículas que podem espalhar o coronavirus
Enquanto se vai discutindo se as máscaras / respiradores são eficientes para combater o coronavirus, do Japão chegam-nos imagens bastante elucidativas de como a pandemia se poderá estar a alastrar devido as micro-gotículas da respiração.
Já todos terão tido a infelicidade de poder testemunhar os "projécteis" que podem ser lançados por um espirro. Mas, o problema não será tanto aquilo que se pode ver, mas sim aquilo que não se consegue ver: as micro-gotículas, invisíveis a olho nu, que podem permanecer no ar durante vários minutos e entrar nos pulmões de outras pessoas que nem sequer estavam por perto na altura do espirro.
Investigadores japoneses demonstraram isso de forma auto-explicativa recorrendo a um sistema com câmaras especiais e lasers, que torna visível essas partículas normalmente invisíveis.
Nota: vídeo não recomendável a germofóbicos que esperem conseguir voltar a falar frente a frente com outra pessoa! :)
Será que depois desta pandemia, também no ocidente passará a ser normal ver grande parte das pessoas na rua a usarem máscara, como acontece nalguns países orientais? Ou será daquelas coisas que, depois de passada a fase do "susto", será rapidamente esquecida?
P.S. Há também cientistas que dizem que a velhinha vacina BCG contra a tuberculose pode estar a ajudar contra o coronavirus.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário