quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Gestor de farmacêutica decide aumentar preços de medicamento de $13 para $750


Muitas vezes nos dizem que o custo elevado dos medicamentos se deve aos anos de investigação que foram necessários para os criar; mas temos um exemplo que parece demonstrar que em muitos casos esses valores se devem apenas a pura ganância. Que o diga Martin Shkreli, um jovem gestor de um fundo financeiro e que está à frente de uma empresa farmacêntica.

Em Agosto comprou os direitos de um medicamente chamado Daraprim, que existe há mais de 60 anos e que é usado para tratar a toxoplasmose. Este medicamente tinha um custo de cerca de $13 dólares por tablete, mas este senhor decidiu aumentar o preço para $750!

As reacções não se fizeram esperar, com as redes sociais a insurgirem-se contra este aumento, e a reacção do senhor demonstrou bem a sua atitude, basicamente mandando os descontentes dar uma volta. (Actualização: afinal parece que a pressão mediática levou a melhor, e ele já veio dizer que iria reduzir o preço - mas no entanto não dizendo para quanto.)

Infelizmente este não é caso único. Muitas outras empresas farmacêuticas têm recorrido a técnicas idênticas. O antibiótico Doxycycline custava $20 em 2013, actualmente custa mais de $1800; o Cycloserine, para tratamento da tuberculose, passou de $500 para mais de $10,000! Enfim... dá que pensar porque motivo, num sector tão regulamentado, se possam fazer este tipo de coisas.

1 comentário:

Related Posts with Thumbnails