terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Direito às Armas


Nova tragédia - massacre - numa escola dos EUA, onde um jovem de 20 anos abriu fogo sobre adultos e crianças, tendo matado 20 crianças. Newtown fica assim para sempre associada a outras histórias como a de Columbine... e mais de 20 famílias para sempre ficarão marcadas por este acontecimento.

Os tiroteios em escolas não são fenómeno recente, nem tão pouco limitados aos EUA, há infelizmente dezenas de casos relatados um pouco por todo o mundo, desde as décadas de 60 e 70. Mas, no caso dos tiroteios em escolas nos EUA, estes ocorrem a um ritmo bem mais alarmante - mais de 20 desde o início deste século.

Perante tais tragédias, parece que os EUA vão de novo abordar a polémica questão do controlo de armas.

É que nos EUA estamos perante situações caricatas, onde é perfeitamente legal possuir armas como a Bushmaster AR-15 (na imagem), a que foi usada neste massacre, e que na verdade é uma versão "civil" da M-16 usada pelos militares.

Mais caricatamente, várias versões desta arma chegarem a ser banidas por uma lei dos EUA de 1994... mas que expirou em 2004, fazendo com que voltassem a ser comercializáveis.

Não nego que eu próprio tenho bastante curiosidade por certo tipo de armas, pela engenharia e tecnologias envolvidas. Mas, não será por isso que ache que qualquer pessoa deva ter o direito a comprá-las "na loja da esquina" e acumular um arsenal em sua casa. Na verdade, parece-me bastante descabido que numa sociedade dita "civilizada" se possam continuar a aceitar argumentos de que temos direito às armas para nossa defesa pessoal. Em sociedade, deverão existir as forças da autoridades competentes para manter a ordem.

Pior ainda, os dados demonstrarão que mais vítimas haverá por acidentes ou "incidentes" devido a se terem armas à mão, do que propriamente mortes "legitimadas" pelo tal direito de defesa, que é sempre usado como trunfo.

Portanto, tirando casos "excepcionais", e que deverão ser contemplados caso a caso, não me parece difícil chegar à conclusão que também os EUA deveriam dar um pequeno grande passo para um novo século, e admitirem que já não vivem no faroeste americano onde as armas eram a lei.

2 comentários:

  1. Mas quem é que precisa de armas (semi)automáticas na vida civil?
    Ate concordo que países com vida selvagem perigosa, como os EUA /Canada ou países escandinavos, precisem de armas de maior calibre para defesa pessoal.
    A questão é que apenas um numero restrito de pessoas vive nestas condições.
    Para todos os restantes, as autoridades garantem a segurança das pessoas.
    Fico passado quando vejo hillbilies e rednecks a vangloriarem-se na tv da caça grossa que obtêm com uns tirinhos, porque na realidade não têm vida própria e têm que andar atrás dos animais com artilharia pesada.
    Outros há que na falta de animais procuram as pessoas. Os chamados spree killers como estes, ou os mais pacientes serial killers.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails