segunda-feira, 23 de julho de 2012

O Massacre de Batman

Demonstrando que por muito que as autoridades se preocupem em combater o "terrorismo" (e no processo atropelando muitas liberdades e direitos), nunca será realmente possível impedir que - quem pretenda fazer actos "loucos" - os faça.

O mais recente caso é o do massacre que teve lugar numa sessão de estreia do muito aguardado filme The Dark Knight Rises, Aurora no Colorado (EUA). Local que James Holmes, de 24 anos, decidiu usar como palco para concretizar o seu maquiavélico plano, matando 12 pessoas e ferindo outras 58.

Um incidente que novamente atira para o centro das atenções a questão da violência e das armas. Holmes não teve problemas em comprar todas as armas que bem entendeu, e dezenas de milhar de balas. Disparando indiscriminadamente em todas as direcções, matando jovens, crianças e adultos.

Como sempre, os lobbys e grupos "pró-armas" rapidamente se apressaram a dar a volta ao assunto, dizendo que é precisamente por causa de incidentes como estes que todos os americanos deverão continuar a ter o direito de carregar armas para se defenderem. (Interessará relembrar que no meio de tantas centenas de pessoas, nem uma única disparou em sua defesa - talvez estes grupos achassem que seria mais vantajoso transformar um cinema numa zona de guerra com dezenas de pessoas aos tiros entre si).

A questão inevitável de atirarem estes incidentes para os filmes violentos (ou jogos de computador, como também é costume) é também secundária... Este tipo de pessoas utilizaria qualquer desculpa que o seu cérebro se encarregasse de arranjar: nem que fosse o facto de não gostar das barbas do Pai Natal, ou das orelhas compridas dos coelhos de Páscoa.

O que é certo é que os grupos que procuram abolir a facilidade da compra de armas nos EUA também vieram relembrar que, por muito chocante que este massacre tenha sido, retrata apenas o dia a dia normal neste país. É que, todos os anos, são mais de 30 mil as mortes causadas por armas de fogo nos EUA - resultando em mais de 80 mortes por dia!


... Mas, tudo parece continuar como de costume, já que em vez de se proibirem as vendas de armas, o resultado deste massacre tem sido o adiamento das estreias do filme em vários países, e também a venda de máscaras do Batman! o_O

1 comentário:

  1. O Estados Unidos são, dos países que oficialmente não estão em guerra (com outros), o que mais tem homicídios com armas de fogo, superando largamente o mais directo concorrente, o Brasil, ou países como a Colúmbia ou África do Sul.
    Enquanto assim for, não perguntem a eles próprios porque é que isto acontece.

    ResponderEliminar

Related Posts with Thumbnails