Tendo tido oportunidade de andar a circular de automóvel por Inglaterra recentemente (normalmente ando de metro/comboio - logo, sem oportunidade de "apreciar" a condução pelo lado "errado" das estradas ;) houve algumas curiosidades que me chamaram a atenção e que gostava de partilhar convosco.
Para começar, os semáforos com o pré-aviso de verde - que tanto adoro, e que são comuns em tantos países europeus mas que tardam a chegar a Portugal. Basicamente, quando está o semáforo vermelho, cerca de 1 seg. antes de mudar para verde, acende-se a luz amarela (com o vermelho ainda aceso).
Ou seja, ganha-se aquela fracção de segundo necessária para engatar o carro, e transferir o pé do travão para o acelerador.
Em segundo lugar, para além de praticamente todas as passadeiras terem uns pilares de sinalização iluminados com uma luz a piscar, muitas delas tinham também projectores de luz a iluminar a própria estrada - particularmente nos subúrbios e estradas menos iluminadas.
Considerando que diariamente passo por autênticas aberrações, de passadeiras colocadas no local mais escuro possível entre postes de iluminação - que tornam praticamente invisíveis qualquer pessoa que lá ouse atravessar... É algo que há muito reclamo, mas que fiquei feliz por ver que há quem já tenha posto em práticas estas "ideias luminosas" de segurança básica - para não dizer senso comum!
Por último... e para além das inúmeras câmaras de controlo de velocidade, achei piada ao sistema utilizado para fazer a junção de uma via com duas faixas noutra:
O que eles fazem é fazer a junção desfasada das duas faixas que se querem juntar na via principal. Primeiro juntam uma das faixas, com a faixa exterior a permanecer separada por mais umas largas centenas de metros... e só depois fazem a junção dessa faixa.
Simples, e eficaz.
Quanto aos condutores que habitam nas nossas estradas, e que insistem em circular pela esquerda deixando as faixas à direita livres... em Inglaterra não têm esse problema: lá, esses condutores encostam-se... à direita. ;P
domingo, 5 de setembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Mas em Londres passadeiras escasseiam. Entao passadeiras com aviso luminoso para peão contam-se pelos dedos de uma mão.
ResponderEliminarPara não falar que la nao se respeita bem passadeira. Se nao vier nenhum carro é que podemos passar. Caso contrário parece que fazem de propósito para nos atropelar.
Neste aspecto: meu rico Portugal
Uma coisa que não deves ter reparado
ResponderEliminarLá não há all red. Ou seja qd cai o vermelho deste lado no outro abre logo o verde, ao contrário de cá que fica uns segundinhos tudo vermelho para passar todos os que passam o vermelho.