sexta-feira, 23 de abril de 2010

Excesso de Velocidade controlado do Espaço?

No Reino Unido andam a brincar com novas câmaras de vigilância nas estradas que permitem apanhar os excessos de velocidade "vistos do espaço" (dizem eles.)

Quando li o título pensei logo "eiii, isto agora é que vai ser..."
Se a tagline do filme Alien era: no espaço ninguém te pode ouvir gritar, certamente que isso iria mudar de figura com os berros dos condutores.

Mas afinal, é apenas mais um dos exemplo de títulos sensacionalistas que populam as notícias actualmente.
Na verdade trata-se de um "avançado" sistema como aquele que instalaram na VCI do Porto... apenas para não o utilizarem devido às questões legais sobre o direito à privacidade, etc. etc.

Simplesmente, é um sistema de câmaras que reconhece as matrículas dos veículos, e que assim pode calcular a velocidade média dos automóveis entre dois pontos.
Se passou num ponto X à hora Y, então não poderá passar no ponto Z antes da hora Y + "tempo que levaria a fazer o percurso à velocidade máxima permitida".

Simples e eficaz - na teoria - levanta no entanto as questões que impediram que fosse colocado em funcionamento em Portugal. Com os estados a terem cada vez mais informações sobre nós, não será difícil imaginar os abusos que um sistema deste tipo permitiria, a saber onde cada condutor tinha passado, a que horas, qual o percurso tomado, etc. etc
Imaginem uma fuga de informação sobre o paradeiro e rotas habituais de um qualquer político ou "VIP", descobrindo-se que saia de casa às 02h da madrugada semanalmente para ir visitar um local dúbio? - já para não falar de possibilidades bem mais nefastas...

Ai George Orwell, como tu te divertirias nestes tempos que correm...

Sem comentários:

Publicar um comentário

Related Posts with Thumbnails