Por cá temos praias com areia variada, que vai da areia "grossa" à areia "fina", e até à areia preta vulcânica; mas na Austrália uma curiosa praia de areia branca... que mais concretamente não é areia mas sim milhões e milhões conchas.
A Shell Beach faz parte da área do património mundial da Shark Bay e é um dos poucos locais no mundo onde a tradicional areia da praia é composta inteiramente por conchas (na verdade só existe mais um). O facto assume proporções ainda mais impressionantes quando se considera que a praia se prolonga por 70km e que, nalguns locais, as ditas conchas constituem camadas com 10 metros de profundidade.
Este verdadeiro santuário de conchas reúne um conjunto bastante específico de factores que permite a proliferação destas conchas sem predadores (a salinidade da água é o dobro da "normal", e existe uma barreira de algas que bloqueia o efeito das marés)... e torna-se num ponto de passagem obrigatório para quem quiser testemunhar mais uma das muitas maravilhas do nosso planeta.
Sem comentários:
Enviar um comentário