segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Impostos sobre os Ricos
Penso que estamos numa altura em que se torna cada vez mais difícil conseguir distinguir as "notícias" das "notícias manipuladoras". E até certo ponto, eu próprio coloco em causa se não haverão mesmo interesses a congeminar a disseminação de alguns tipos de "ilusões" que ultimamente resultarão em seu próprio benefício.
Mas, teorias da conspiração à parte, eis um vídeo que - concorde-se ou não - sempre servirá como mais um elemento de reflexão, para que cada um pense por si. O vídeo será mais sobre o sistema de impostos norte-americanos, e onde se dá o caso caricato das pessoas com mais dinheiro serem as que menos impostos pagam (ao ponto de alguns milionários terem vindo a público dizer que queriam/deveriam pagar mais).
No entanto... pode ser que haja algumas semelhanças com a realidade portuguesa.
(Ao menos por cá penso que nem sequer se dão ao trabalho de nos "vender" a ideia do American Dream... embora me pareça que também querem começar com isso...)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Cada um faz o videozeco que mais lhe convém, depois há os factos.
ResponderEliminarE os factos portugueses dizem uma coisa: quase 90% da receita de IRS vem dos últimos 2 escalões. Lá se vai a treta de que os pobres é que pagam tudo.
Frederico, obviamente que a sua informação é falsa, dou-lhe a oportunidade de ou se informar melhor e corrigir a informação talvez porque tenha ouvido essa mesma informação em conversa ou lido nalgum lado sem que tenha verificado a veracidade da mesma, isto partindo do pressuposto que tinha a informação errada.
EliminarO video logo vejo à noite mas penso que será a mesma situação que é documentada no "Capitalism: A Love Story" do Michael Moore.
diz que é falsa mas também não mostra onde foi buscar essa conclusão. curioso.
Eliminarse à partida eu deveria ter colocado fonte, vir negar sem colocar é a mesma coisa, mas enfim.
aqui está http://economico.sapo.pt/noticias/86-da-receita-de-irs-vem-dos-dois-ultimos-escaloes_157097.html
se acha que "quase 90% é muito diferente de 86% o problema é seu
Pois infelizmente é a classe politica que temos.
ResponderEliminarhttp://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/dgci/divulgacao/estatisticas/estatisticas_ir/IRS_2008-2010.htm
Poderá ver o pdf da linha 40 que os na realidade os últimos 3 escalões mais um bocado são 71% da receita. As finanças não têm estatísticas por escalões de taxa só por escalão de rendimento, por isso não consigo dar o valor exacto. (será portanto menos que 71%)
Ao contrário do que o Fernando pensa, uma curva estatística destas natureza assimétrica à direita, não demonstra injustiça para quem paga muito, demonstra sim o quão os rendimentos em Portugal estão não distribuídos, sendo algo infelizmente transversal ao mundo inteiro desde os anos 80 com a liberalização à bruta dos mercados.
Como eu costumo dizer, quem me dera pagar imensos impostos, só queria dizer que ganhava muito.
http://economico.sapo.pt/noticias/radiografia-ao-irs-dos-mais-ricos_125174.html
Pode também verificar o ponto 4 da notícia para confirmar a minha afirmação.
Não querendo criticá-lo, infelizmente existe uma grande falta de cultura para perceber quando um político está descaradamente a ser demagogo. Eu pessoalmente tenho a certeza que em outras áreas que não as económicas sou enganado diariamente por falsidades destas.