Por vezes dá-me destas coisas: começar a imaginar a origem dos nomes de coisas do "dia-a-dia" que muitas pessoas nunca pararam sequer um minuto para pensar sobre elas.
Numa altura em que o meu aniversário se aproxima (ei, por acaso é hoje mesmo! E este ano tive uma rica prenda adiantada ;) dei comigo a pensar sobre as origens do nome Junho.
Sei que teria qualquer coisa a ver com Juno, uma Deusa qualquer (romana, ou grega, ou coisa do género) mas... inspirou-me a investigar um pouco mais sobre a origem dos nomes de todos os meses do ano.
E aqui estão os resultados (retirados da Wikipedia portuguesa.)...
Janeiro
Janeiro é o primeiro mês do ano nos calendário juliano e gregoriano. É composto por 31 dias. O nome provém do latim Ianuarius, décimo-primeiro mês do calendário de Numa Pompílio, o qual era uma homenagem a Jano, deus do começo na mitologia romana, que tinha duas faces, uma olhando para trás, o passado e outra olhando para a frente, o futuro. Júlio César estabeleceu que o ano deveria começar na primeira lua nova após o solstício de inverno, que no hemisfério norte era a 21 de dezembro, a partir do ano 709 romano (45 a.C.). Nessa ocasião o início do ano ocorreu oito dias após o solstício. Posteriormente o início do ano foi alterado para onze dias após o solstício.
Fevereiro
Fevereiro é o segundo mês do ano, pelo calendário gregoriano. Tem a duração de 28 dias, a não ser em anos bissextos, em que é adicionado um dia a este mês. Já existiram três dias 30 de Fevereiro na história. O nome fevereiro vem do latim februarius, inspirado em Februus, deus da morte e da purificação na mitologia etrusca. Originalmente, fevereiro possuía 29 dias e 30 como ano bissexto, mas por exigência do Imperador César Augusto, de Roma, um de seus dias passou para o mês de agosto, para que o mesmo ficasse com 31 dias, semelhante a julho, mês batizado assim em homenagem ao Imperador Júlio César.
Março
O mês de Março é o terceiro mês do ano no calendário gregoriano e um dos sete meses com 31 dias.
O nome Março surgiu na Roma Antiga, quando Março era o primeiro mês do ano e chamava-se Martius, depois Marte, o deus romano da guerra. Em Roma, onde o clima é mediterrânico, Março é o primeiro mês da primavera, um evento lógico para se iniciar um novo ano, bem como para que se comece a temporada das campanhas militares.
Abril
Abril é o quarto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome deriva do Latim Aprilis, que significa abrir, numa referência à germinação das culturas. Outra hipótese sugere que Abril seja derivado de Aprus, o nome etrusco de Vénus, deusa do amor e da paixão. É por esta razão que surgiu a crença de que os amores nascidos em Abril são para sempre. Outra versão é que se relaciona com Afrodite, nome grego da deusa Vênus, que teria nascido de uma espuma do mar que, em grego antigo, se dizia "abril" .
Maio
Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Junho
Junho é o sexto mês do calendário gregoriano e tem 30 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Juno, mulher do deus Júpiter.
Em 21 de junho ou próximo a esse dia, o Sol atinge o ponto mais ao norte em sua trajetória pelo céu; é o solstício de junho, começo do verão no Hemisfério Norte e do inverno no Hemisfério Sul.
Julho
Julho é o sétimo mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Julho deve o seu nome ao imperador romano Júlio César, sendo antes chamado Quintilis em latim, dado que era o quinto mês do Calendário Romano, que começava em Março. Também recebeu esse nome por ser o mês em que César nasceu.
Agosto
Agosto, do latim Augustus, é o oitavo mês do calendário gregoriano. É assim chamado por decreto em honra do imperador César Augusto. Este não queria ficar atrás de Júlio César, em honra de quem foi baptizado o mês de julho, e, portanto, quis que o "seu" mês também tivesse 31 dias. Antes dessa mudança, agosto era denominado Sextilis ou Sextil, visto que era o sexto mês no calendário de Rômulo (calendário romano).
Setembro
Setembro é o nono mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Setembro deve o seu nome à palavra latina septem (sete), dado que era o sétimo mês do calendário romano, que começava em Março.
Em 22 ou 23 de Setembro, o Sol cruza o equador celeste rumo ao sul; é o equinócio de setembro, começo do outono no Hemisfério Norte e da primavera no Hemisfério Sul.
Outubro
Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.
Curiosidades:
* Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto
Novembro
Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latina novem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.
Dezembro
Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao Sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de Inverno, começo do inverno no Hemisfério Norte e do verão no Hemisfério Sul.
[fonte: Wikipedia]
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Por acaso nunca me lembrei de saber :p
ResponderEliminarJá agora Parabéns! :)
Já agora, os dias da semana.
ResponderEliminarEles estão relacionados com os planetas que eram antigamente conhecidos, nomeadamente (de domingo a sábado) de dia do sol, dia da lua, dia de marte, dia de mercúrio, dia de júpiter, dia de vénus e dia de saturno. Noutras línguas ainda se pode ver derivações, por exemplo segunda-feira, dia da lua, em espanhol é lunes, em francês é lundi, em italiano é lunedi.
Mas graças a um senhor chamado Martinho de Dume ou Martinho de Braga, os dias da semana passaram a ser feiras. Ele fez que Portugal abandonasse os nomes pagãos e adoptou os cristãos Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies, que derivaram nos nomes actuais.
Obrigado pelos "dias". :)
ResponderEliminarUm fiel leitor dos teus blogues deseja-te os mais sinceros parabéns :)
ResponderEliminarContinua com o bom serviço publico que tens feito a todos os amantes de tecnologia deste país!
Abraço
Como mais vale tarde... Parabêns :)
ResponderEliminarCumprimentos e continuação de tudo de bom!