Críticas, críticas, e mais críticas... E tudo o que de mal se passa em Portugal.
(e no Mundo)
sexta-feira, 5 de agosto de 2016
Carlos Slim volta a propor 3 dias de trabalho por semana
Carlos Slim é "somente" um dos homens mais ricos do mundo (que por várias vezes já roubou o título de homem mais rico a Bill Gates) e que mais uma vez volta a propor uma ideia que tem promovido há muitos anos: de que se deveria passar a trabalhar apenas 3 dias por semana.
A proposta não é de agora, sendo algo pelo qual ele tem batalhado ao longo dos anos, frisando que na história da sociedade, e onde as evoluções tecnológicas vão permitindo a redução do tempo de trabalho, com o consequente impacto directo na qualidade de vida. De 7 dias para 6 dias; de 6 dias para 5 dias; da redução para as 40 horas de trabalho semanais - que agora nalguns casos se começam a aproximar das 35h...
Para além de todas as vantagens imediatas de trabalhar 3 dias por semana (mais tempo para a família, amigos, turismo, comércio, etc.) Slim refere que isto seria a solução para a sustentabilidade do sistema social. É que com este sistema, pedir-se-ia às pessoas que trabalhassem até muito mais tarde, até aos 70-75 anos... ou na prática, até quando "pudessem/quisessem", reduzindo enormemente a carga das reformas nas contas do Estado.
... E não deixa de fazer (imenso) sentido que, em vez de se passar pela vida a trabalhar, na esperança de depois gozar alguns anos no final da vida a fazer "o que se quisesse", esse aproveitamento da vida pudesse ser feito ao longo da vida.
Sem comentários:
Enviar um comentário