Críticas, críticas, e mais críticas... E tudo o que de mal se passa em Portugal.
(e no Mundo)
domingo, 31 de maio de 2015
As esposas "busca-água" na Índia
Da próxima vez que acharem que vale a pena berrar ao telefone por causa da ligação de internet estar lenta, será bom pensar um pouco de como é a vida de outras pessoas noutros pontos deste mesmo planeta em que vivemos. Na Índia (como em muitos outros locais) ainda há quem tenha por missão diária... carregar água.
A água é um bem precisos que por cá nos podemos dar ao luxo de tomar como garantido ao abrirmos uma torneira; mas em muitas regiões da Índia, a água é algo que só está disponível se alguém se der ao trabalho de a ir buscar a quilómetros de distância. Como normalmente o "homem" da família já tem os seus afazeres, e a sua esposa principal tem que tratar da comida, filhos e outras tarefas, recorrem-se a segundas e terceiras esposas, cujo trabalho é o de ir buscar água (e seguir as ordens que lhe derem - num verdadeiro estilo de escravidão moderna e "legalizada".)
... Para pensarem da próxima vez que acordarem desanimados por terem que ir "trabalhar"...
Penso tanto nestas mulheres sempre que vejo desperdício de água no dia a dia, e vejo-o tantas vezes... Desde que li uma reportagem na NG sobre isto nunca mais consegui olhar para a água e o seu gasto da mesma forma.
ResponderEliminar