O preço dos medicamentos é um tema que tem estado no topo das notícias, e onde todos têm a sua opinião: uns dizendo que é imoral cobrar fortunas por medicamentos que podem salvar vidas; outros dizendo que esses preços se justificam devido aos enormes custos que as empresas têm no seu desenvolvimento. Mas será isso verdade?
Olhando para as 10 maiores empresas de medicamentos, 9 delas gastam mais dinheiro no marketing e vendas do que na pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos (e onde no caso da maior - a Johnson e Johnson - esse valor gasto no marketing é mais do dobro do que é usado para a investigação).
Agora é só imaginar o que poderia acontecer se aqueles 17.5 mil milhões de dólares gastos na promoção das vendas fossem aplicados na redução dos preços dos medicamentos (ou investido no desenvolvimento de novos e melhores medicamentos)?
Marketing e publicidade são coisas diferentes. No marketing estão incluídos muitos outros custos necessários. Além disso sem esses custos vendiam menos logo menos investigação.
ResponderEliminar