Críticas, críticas, e mais críticas... E tudo o que de mal se passa em Portugal.
(e no Mundo)
sábado, 27 de outubro de 2012
O Mito de "Alimentar o Mundo"
Estes Food Mythbusters levantam algumas questões bem interessantes sobre a agricultura a nível indústrial versus a agricultura tradicional, desenvolvida de forma sustentável.
Para além das questões de "industrialização" e do ciclo monopolístico que faz com que os grandes grupos se tornem cada vez maiores, mais poderosos, e assim ganhando armas para que influenciem tudo o resto de forma a manter a sua liderança... aos receios que eles criam de que a agricultura em escala industrial é a única forma de se continuar a "alimentar o mundo" e que seria impossível fazê-lo de forma natural.
Natural no entanto não será o que nos vem à cabeça quando somos confrontados com todas as pessoas que por dia consomem quantidades de comida que seriam suficientes para alimentar 2 ou 3 pessoas.
Não penso que seja fácil atingir um equilíbrio sustentável... especialmente em toda e qualquer área crítica e fundamental onde existam grandes interesses economicos envolvidos (energia, água, alimentação)... mas, será bom consciencializar as pessoas, fazer perguntas, e tentar encontrar as respostas.
Sem comentários:
Enviar um comentário