Um história curiosa - e da qual eu não fazia ideia - de como uma ideia louca salvou a economia Brasileira; e de como uma moeda falsa foi a sua salvação.
Na década de 80 e 90, a economia Brasileira estava um caos. A inflacção chegou a ser de 80% ao mês; significando que no espaço de poucas semanas todos os produtos duplicavam de preço.
Nas lojas, os preços eram actualizados a cada dia, com muitos clientes a correrem à frente dos empregados que mudavam os preços, para apanharem o preço mais barato do dia anterior.
Este panorama crítico tinha tido origem nas décadas anteriores, quando o Brasil imprimiu masi dinheiro para financiar a construção da sua capital megalómana Brasília.
Nos anos 80, o problema parecia não ter solução, cada novo Presidente surgia com um plano de congelamento de preços; que falhava; era corrido; novo Presidente; novo ciclo.
A única coisa certa era: o povo tinha perdido toda a confiança no Governo quanto ao controlo da inflacção.
Mas eis que em 1992 um Ministro da Economia que nada sabia sobre Economia entra em cena: Edmar Bacha.
Desde os seus tempos de estudante que Bacha e seus amigos tinham estudado a inflacção Brasileira, discutindo entre si sobre como ninguém era capaz de resolver este problema: que agora era o seu problema!
Como é que Bacha conseguiria fazer com que as pessoas acreditassem no valor do dinheiro?
A solução que encontraram foi criar uma nova moeda, que fosse estável e de confiança - o único senão é que esta moeda não existia: não haviam moedas ou notas; era completamente "falsa"!
E assim nasceu a URV, Unidade Real de Valor.
As pessoas continuavam a usar o cruzeiro para as suas transações, mas todos os produtos estariam listados em URVs; os ordenados seriam fixados em URVs; os impostos também; etc.
Se um pacote de leite custasse 1 URV hoje, no mês seguinte o preço continuaria a ser 1URV - o que poderia mudar era o câmbio URV-Cruzeiro.
Mas esta medida tinha apenas um objectivo... fazer com que as pessoas deixassem de pensar nos preços sempre crescentes e vissem um "preço estável", mês após mês.
Assim que isto aconteceu, Bacha e seus amigos anunciaram que o "Real" passaria a ser a moeda oficial do Brasil. E assim foi... com o Brasil a sair finalmente do ciclo vicioso da inflacção descontrolada e a passar a ser uma potência de peso no panorama internacional.
[via npr]
Sem comentários:
Enviar um comentário