Ora digam-me lá se sou apenas eu que fico um pouco "refudidu" com estas coisas:
1) Os deputados da Assembleia dizem que não podem ser tratados como os restantes trabalhadores e como tal ter que lá estar, porque o ordenado que recebem não é suficiente e os obriga a ter outros trabalhos.
Vejam bem,3700 euros por mês não lhes chega para estarem com o cú lá sentado umas horas de vez em quando...
2)Gestores do BCP ganharam 10 mil euros por dia
in [Correio da Manhã]
Ah... assim já se percebe a inveja dos deputados... realmente; como é possível sobreviver com apenas 3700 euros mensais, quando os seus colegas dos bancos ganham 3x mais que isso... POR DIA!?!
Há que arranjar mais uns tachos, e ir à assembleia assinar o ponto para ganhar 3700 euros à nossa custa sem fazer nada.
e depois temos o país real...
3) Luz vai subir 4.9%
Pão vai subir entre 8 e 9%
in [JN]
Para que serve afinal a taxa de inflação? Dão-nos uma taxa de 3%, mas depois sobe tudo mais do dobro?
E subindo o custo da electricidade, não afecta tudo e todos, desde os consumidores aos produtores?
E o pão... sem comentários... qualquer dia passa a ser uma iguaria de luxo e fica mais barato comer caviar.
E por último, para ver se aqueles senhores do ponto 1 e 2 ganham alguma vergonha na cara:
4) 18% dos portugueses vivem com menos de 349 Euros/mês
in [Destak]
Ora bem... um deputado ganha mais num mês do que quase 20% da população ganha num ano.
Gestores de bancos a ganhar mais num dia, do que muitos portugueses ganham em dois anos...
... eu digo de outra forma, para terem uma perspectiva melhor:
Um destes gestores ganha mais num ano do que a maioria dos portugueses pode esperar vir a ganhar em toda a sua vida! Com um ordenado de 1000 Euros líquidos (o que já não é assim muito comum) uma pessoa "normal" teria que trabalhar mais de 300 anos para chegar aos calcanhares destes senhores...
É mesmo este o rumo que querem seguir?
Atenção: nada tenho contra quem ganhe milhões de euros por dia; desde que o faça de forma justa!
Apenas me revolta ver gente esta gente a ganhar esses milhares de euros assinando um papel e nem sequer estando nos locais que era suposto estar, a fazer o trabalho para o qual foi eleito. Assim como esses tais gestores que são acusados de práticas ilícitas e de trafulhices... mas que continuam a manter os seus tachos sem que nada lhes aconteça.
Responsabilidade, precisa-se!
Mas que responsabilidade podemos nós esperar num país onde até o sistema de justiça ameaça (e provavelmente com razão) fazer greve, e onde os processos se arrastam anos e anos até que alguma coisa seja feita?
Vejam por exemplo o meu caso, no meu condomínio existem vários blocos que continuam sem elevadores há mais de 5 anos - mesmo depois de o tribunal já ter ordenado ao construtor que pagasse o valor em dívida.
Os advogados vão recebendo o seu dinheiro... mas quem lá mora continua a ter que subir 3 e 4 andares pelas escadas, carregados com compras e com os filhos.
(Já para não falar do pequeno pormenor de como é que foram passadas as licenças de habitabilidade, sem que os tais elevadores estivessem instalados... mas pronto...)
Justiça?...
P.S. Mas não se pense que o resto do Mundo está melhor... veja-se o caso de Dubai, que agora até se dá ao luxo de refrigerar as suas areias escaldantes para que os seus visitantes (ricos) se possam estender sem se queimarem.
Realmente são razões mais do que suficientes para ficarmos todos "refudidos" da vida...
ResponderEliminarPonto 1º - Os nossos deputados tem muitas razões de queixa sem duvida, visto que nós com 400 euros de salario minimo temos deputados a ganhar 3700... enquanto na nossa vizinha Espanha, onde o salario minimo ultrapassa os 600 euros, os deputados ganham pouco mais de 2500 euros... e não os vejo a baldar-se todas as sextas feiras ao trabalho.
Ponto 2º - Com gestores assim... para que é preciso de politicos a roubar o pais? Já bastam os bancos! E já sabemos como os nossos politicos são invejosos não é? Se eles não conseguem roubar mais que os outros, ficam lixados...
Ponto 3º - Estou 100% de acordo contigo. Mais vale um dia comer apenas caviar e beber champanhe pois água e pão é para esquecer!
Os outros pontos... nem vale a pena dizer nada pois é realmente uma vergonha como este pais caminha a largos passos para se tornar um pais do 3º mundo, em que a corrupção aumenta todos os dias, em que cada vez somos mais escravos dos governantes que vivem vidas de luxo enquanto quem trabalha pouco ou nada tem.
É triste o futuro que se avista...
O que mais me assusta, é que neste rumo vamos descambar numa situação onde o pessoal fica tão "rapado" que já nada tem a perder... e quando isso acontece, já todos sabemos o que vai acontecer.
ResponderEliminarMas o que mais me entristece mesmo é que isto seria facilmente evitável... não fosse a ganância que infesta a tal "alta-roda" da sociedade... aqueles para quem os 3700 euros não chegam, mesmo sem fazerem nada.
É isso mesmo, o ponto principal de toda esta discussão é realmente a ganância daqueles que quanto mais ganham sem fazerem nada mais acham que ainda é pouco :|
ResponderEliminarSe se queixam os ricos de que se queixaremos nós então?
Aqui à uns tempos chateei-me com um gajo que até falava e saia com ele bastantes vezes por causa de uma coisa que ele disse:
"Epá, tu tens que compreender que vão ter sempre que existir pobres para poder sustentar os ricos..."
Eu fiquei fdd da vida ao ouvir uma cena destas e só não mandei levar naquele sitio por respeito à malta que estava à volta. Mas não é de surpreender esta afirmação, afinal de contas o gajo é advogado... e já estamos a ver o lado da balança onde ele está né?
Eu nada tenho contra os ricos.
ResponderEliminarAliás, todos nós trabalhamos com o objectivo de termos sempre mais e melhor. Eu muito gostava de poder sustentar alguns sonhos por enquanto inatingíveis... O que ponho em causa é como é que isso é atingido.
Assinar um papel de manhã, desaparecer o resto dia, e no fim do mês receber 3700 euros - é ser ladrão!
Tal como o é estar a engendrar esquemas de offshores, e jogatinas com juros/câmbios/acções etc, que são pura especulação não sustentadas por valores reais.
Depois há a questão da desproporcionalidade que se verifica - como um futebolista que ganha milhões por mês, enquanto muitos outros recebem (se receberem!) uns trocos... - mas isso é outro assunto.
(E não é só a questão dos futebolistas, aplica-se a praticamente todas as áreas.)
Recompensar/premiar quem é melhor é uma coisa... ter disparidades na ordem dos milhares de vezes, é outra.
Anda meio mundo a tentar enganar o outro... Falas dos futebolistas e essa é uma das realidades que mais me aborrecem. Eles dizem que tem que ser porque acabam a carreira muito cedo. Pelo amor da Santa. Tanto dinheiro para brincar com uma bola. Eu consigo pendurar uma colher na ponta do nariz, dêem-me muito dinheiro por isso! Bah!
ResponderEliminarSe a carreira dos futebolistas acaba cedo - o que até pode ter algum cabimento - então porque é que 99% deles não ganham de acordo com essa justificacao?
ResponderEliminarEsses jogadores "pobres" duram mais que os outros e podem jogar ate ao 60 anos?... Eles que expliquem.