sábado, 30 de agosto de 2014

Flexões... acrobáticas


As flexões são um exercício simples e que qualquer pessoa pode fazer em qualquer lado, sendo uma excelente forma de fortalecer diferentes conjuntos de músculos dependendo das (muitas) variantes que se escolherem. Mas... quem imaginaria que este exercício se pudesse tornar num verdadeiro espectáculo?

O vídeo que se segue é daquelas coisas que não será recomendado que tentem imitar, sob pena de conseguirem algumas lesões bastante complicadas. Mas... sempre poderá servir de inspiração para que consigam fazer umas flexões "normais" de forma mais decidida. :)


quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Desafio do "banho gelado" já começa a fazer estragos


O desafio do balde com gelo continua a propagar-se por toda a internet (e fora dela), mas para além de dar origem a respostas originais e bem conseguidas, tem também conseguido trazer à tona algumas ideias idiotas. Em Espanha, parece que alguém terá achado que seria boa ideia levar um banho de um avião de combate a incêndios... e a coisa terminou mal.

Um belga de 51 anos está agora todo "partido" e em estado grave na unidade de cuidados intensivos num hospital de Girona (Espanha), por ter levado com 1500 litros de água lançados de um avião.

Ora... penso que não será necessário fazer muitas contas para chegar à conclusão de que isto não é boa ideia. Será que alguém no seu perfeito juízo acharia boa ideia saltar de um avião em voo para um lago? Então porque motivo acharia que fazer o oposto teria resultados diferentes? 1500 litros de água são 1500Kg, que ainda por cima são lançados de uma aeronave que viaja a várias centenas de quilómetros por hora.

... Mais valia ter feito como Sir Patrick Stewart... e dado o donativo com estilo.




Mas se tiver ficado gravado em vídeo, sempre pode servir para juntar a todos os "falhanços" que já têm acontecido à custa do "balde".

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Morreu o milionário alemão que vivia com menos de €400 por mês


Klaus Zapf é um nome praticamente desconhecido dos portugueses, mas na Alemanha era conhecido como sendo um dos seus mais excêntricos milionários. É que mesmo tendo amealhado milhões, optou por continuar a fazer uma vida simples, dando grande parte da sua fortuna, e vivendo com apenas 400 euros por mês.

Ele próprio dizia que "há tantos idiotas com dinheiro, não é necessário mais um", e mesmo tendo conseguido fazer fortuna à custa da sua empresa de mudanças (actualmente empregando mais de 600 pessoas), Klaus fazia a sua vida com um ordenado bastante reduzido, chegando até a recolher garrafas para as devolver e recuperar o depósito das mesmas, e fazendo as suas compras em super-mercados "low-cost".

A morte de Klaus Zapf poderá assim tornar-se num momento de reflexão para todos aqueles que continuamente parecem colocar o dinheiro à frente de tudo e todos, e que cegos pela ganância de amealhar uns milhões por qualquer meio, são capazes de enterrar na miséria milhões de pessoas que apenas pretendiam viver a sua vida de forma pacata.

domingo, 24 de agosto de 2014

Mergulhador de esgotos - um trabalho indesejado mas adorado por este mergulhador


Da próxima vez que estiverem descontentes com o vosso trabalho, não se esqueçam que há coisas bem piores... mesmo que quem as faça não se importe de as fazer. Quem já viu aquela série "Dirty Jobs" provavelmente já terá visto este emprego de que vos vou falar... mas se não for o caso, mergulhem à vontade.

Se alguma vez tiveram que lidar com uma sanita ou esgoto entupido, já terão visto que não é nada agradável... agora imaginem o que será algo como isso, à escala industrial, em centrais de tratamento ou condutas de cidades. Mas é essa a profissão de Brendan Walsh, que passa os dias imerso em... coisas que ninguém quererá saber o que são, e que por isso mesmo usa fatos completamente isolados para evitar o contacto directo com os dejectos.

... Por muita protecção que me garantissem, acho que iria entrar em pânico ao estar submergido num verdadeiro monte... de coisas que não interessa referir. Pelo lado positivo, iria adorar ter a visita de um qualquer político, e cumprimentá-lo (e até abraça-lo!) ao sair de um dos serviços realizados - ou ir à Repartição de Finanças pagar os impostos envergando orgulhosamente o traje de trabalho.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Noivo telefona à noiva a dizer que morreu para escapar ao casamento


Costuma dizer-se que quem está para se casar muitas vezes fica com dúvidas de última hora, que nalguns casos poderão chegar a ser ataques de pânico. Mas, mesmo isso não ajudará a explicar porque motivo Tucker Blandford, de 23 anos, terá achado que a solução ideal era dizer que tinha morrido.

Tucker é um jovem americano que tinha já tudo planeado para casar com uma jovem inglesa chamada Alex Lanchester. Mas quando a data se aproximou, achou que tudo estava a acontecer rápido demais, e telefonou-lhe, fazendo-se passar pelo seu pai: e dizendo que tinha morrido num acidente de viação.

A inocência da juventude não lhe terá permitido saber que simular uma morte não é assim tão fácil, e quando a noiva ligou para os seus pais, estes normalmente lhe disseram que não, que estava tudo bem e que ele estava bem vivo e com saúde - com a noiva a ficar destroçada pela forma rebuscada que o seu noivo encontrou para dar "o corte".

Bem... é da maneira que, ao contrário de todos os milhares de "cortes" que acontecem pelo mundo fora, este ganhou direito a ser destacado nas notícias.

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Homem cruza fronteira do México para os EUA vestido de Bin Laden para demonstrar falta de segurança


Insistem em dizer-nos que o nosso planeta deve ser dividido com riscos traçados num mapa chamados de fronteiras. Mas desde cedo que, sempre que atravessava uma (no tempo em que ainda tínhamos postos fronteiriços para passar para Espanha), que me interrogava: o que impede qualquer pessoa de simplesmente caminhar um lado para o outro, noutro qualquer local?

Foi algo que um activista decidiu por à prova na fronteira entre o México e os EUA, tendo-se disfarçado de "Bin Laden" para ajudar a tornar a coisa mais caricata.

O objectivo era demonstrar que a promessa de "segurança" nesta vasta fronteira não passa de uma ilusão, mesmo sendo uma das mais vigiadas do planeta. As autoridades desculparam-se dizendo que os veículos de reportagem tinham sido detectadas e interceptados, mas depois de verificarem que estava tudo em ordem, os "deixaram à vontade".

... Quanto a mim só serve para demonstrar que, caso alguém decida fazer alguma coisa... encontrará sempre forma de o fazer - por muito que se implementem "medidas de segurança" que importunam milhões de pessoas.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Pai leva filhos obcecados por jogos de guerra a ver a guerra na realidade


Temos a felicidade de viver num local onde podemos passar os dias a reclamar dos políticos, dos clubes de futebol, e de a principal preocupação ser se conseguimos baixar a conta do acesso à internet. Para um pai sueco, o pedido dos seus dois filhos para que comprasse um novo jogo de guerra foi a gota de água...

Não sei se será adequado dizer que os seus filhos estavam "obcecados" por jogos de guerra, mas para este pai sueco isso foi motivo suficiente para lhes fazer ver que a guerra na vida realidade não tem nenhum do encanto que os filmes ou os jogos de vídeo tentam fazer passar. Para isso acordou com eles que os levaria numa viagem consigo durante 10 dias, e no final, compraria o jogo (Call of Duty) que eles desejassem - se ainda o quisessem.

Uma vez que não iria colocar os seus filhos em risco de vida, o destino foi Israel e a Síria (locais que ele considerou serem os mais próximos que um "turista" se poderia aproximar da guerra sem ficar em risco de vida). E tal como seria de imaginar, a viagem foi bastante esclarecedora para os seus filhos, que viram com os seus próprios olhos o que sofrem as pessoas nestes ambientes de conflito, e onde um simples copo de água pode ser um bem mais precioso que todos os valores do mundo.

Eu sempre fui apologista que, havendo possibilidade disso, todos deveriam ter a oportunidade para espreitarem um pouco do que se passa no resto do mundo, para que não vivam com a ilusão de que todo o mundo é como a "vizinhança" que conhecem. Este é um caso extremo desta "política"... mas que não deixará de influenciar a vida destes dois jovens para o resto da sua vida (e esperemos nós que, para melhor.)

sábado, 16 de agosto de 2014

O desafio do balde de água gelada contagia a internet


Existe uma campanha de solidariedade e de angariação de fundos que está a contagiar a internet: o desafio do balde de água gelada, onde celebridades, atletas e pessoas famosas levam com uma banhada de água gelada e desafiam três outras pessoas a fazê-lo.

Este desafio "ALS Ice Bucket Challenge" já se tornou numa sensação viral, que se vai espalhando por todo o lado, e o seu objectivo é angariar fundos e chamar a atenção pública para a ALS (amyotrophic lateral sclerosis), também conhecida como doença de Lou Gehrig, uma doença fatal que faz com que as pessoas percam o controlo muscular, deixando de poder comer, falar, e até respirar. O desafio é doar $100 para a fundação que se dedica ao estudo desta doença, ou "ir ao banho" - embora, como seja óbvio, quem tem ido ao banho também tem contribuído (tendo já sido angariados mais de 4 milhões de dólares à custa desta campanha).

Obviamente, os visados não deixam de passar o desafio a outras pessoas igualmente famosas, e à custa disso já há vídeos na internet de banhadas de água gelada de pessoas como Bill Gates, Mark Zuckerberg,  Larry Page e Sergey Brin, Satya Nadella, entre muitos outros... com o desafio a espalhar-se rapidamente, pois os "alvos" têm que fazê-lo em 24h (ou, como o presidente Obama, declinarem e contribuírem monetariamente.)

Têm alguns vídeos já de seguida... mas podem encontrar mais aqui.






quinta-feira, 14 de agosto de 2014

DEA pagou quase 1 milhão a funcionário da Amtrak por informações que poderia ter de borla


Só para relembrar que as "grandes cagadas" não são um exclusivo nacional, temos um caricato caso nos EUA, em que ao longo de quase duas décadas, a DEA (agência de combate à droga) pagou mais de 854 mil dólares a um funcionário da Amtrak (empresa de comboios) para ter acesso a informação sobre os passageiros. A "cagada" está no facto de que, por intermédio de um protocolo que o governo já tinha em vigor, a DEA poderia ter tido acesso a esses mesmo dados sem ter que pagar nada por isso.

Mas, se por esta altura estão a pensar "ah, mas nos EUA isto agora vai ser tudo reposto, certamente" - não, não é o caso. O funcionário em questão simplesmente se reformou alegremente, tendo recebido um "suplemento" de cerca de 3500 dólares mensais que lhe deverão ter dado bastante conforto financeiro adicional - e a Amtrak, embora não tenha aprovado expressamente esta venda de dados, diz que as suas políticas de privacidade permitem que isso possa acontecer quando se tratam de parceiros "reputados".

Ao que parece a Amtrak compila e cede os dados sobre a identidade dos passageiros, números de contactos de emergência, passaportes, destinos e bagagem às autoridades norte-americanas assim como a eventuais parceiros "reputados". E neste caso, pelo menos um funcionário pode reformar-se com um sorriso mais largo no rosto.

Da parte das agências governamentais, lamenta-se o "gasto desnecessário"...

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Fazer xixi na piscina cria compostos tóxicos


Da próxima vez que sentirem a vontade de aliviar a bexiga mas tiverem com preguiça de saírem da água para irem à casa de banho, poderão querer repensar a questão antes de largarem a vossa urina na piscina. É que ao fazerem-no, poderão estar a transformar a piscina num banho de compostos químicos tóxicos e irritantes...

A maioria das pessoas já saberá que o cloro das piscinas é usado para eliminar todo o tipo de substâncias nocivas. O que poderão não saber é que o ácido úrico da urina reage com o cloro, criando compostos que são profundamente irritantes para o sistema respiratório, e outros que até chegaram a ser usado em armas químicas.

Portanto... da próxima vez que derem um salto a uma piscina que contenha grande quantidade de banhistas "de risco"... talvez seja melhor levarem uma botija de oxigénio e fazerem de conta que vão praticar mergulho. :)

domingo, 10 de agosto de 2014

As estranhas leis nos EUA


Muitas vezes criticamos a legislação actual por não acompanhar o ritmo de evolução acelerado da tecnologia actual; mas por vezes há autênticas pérolas de leis que ficam esquecidas, vindas sabe-se lá de onde... Sem dúvida que este tipo de leis existirá em muitos países, mas hoje trago-vos algumas dos EUA.

  • No Nevada, é proibido que homens com bigode beijem mulheres.
  • Na Florida é proibido aparecer em público vestindo apenas látex líquido.
  • Em New Jersey pode-se ser preso por sorver sopa em público.
  • Em New Hampshire não se pode bater o pé ou abanar a cabeça ao som de uma música.
  • Em Rhode Island é proibido usar roupa transparente.
  • No Oregon é proibido testar a resistência física enquanto se conduz na auto-estrada
  • No Kansas é proibido servir vinho em chávenas de chá
  • No Maine é ilegal fazer cócegas no queixo de uma mulher com um espanador de penas
  • Na Pennsylvania é proibido levar dinamite quando se vai pescar
  • No Alabam é expressamente proibido levar um cone de gelado no bolso traseiro das calças
  • No Ohio é proibido despir-se em frente ao retrato de um homem
  • No Connecticut os pickles têm que saltar para serem considerados pickles
  • Na Georgia é proibido fazer picnics nos cemitérios
  • No Hawaii não se podem colocar moedas nas orelhas
  • No Tennessee não se podem vender troncos de árvore ocos
... Dá que pensar quais terão sido as origens de muitas destas leis! :)

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

O que o nosso estômago faz a um cheesburger


O vídeo que vos trago hoje vem bem a propósito de algo que há muito me tem atormentado, de todas as vezes que pessoas me referiam aquelas experiências do tipo: "já viste o que uma coca-cola faz a uma moeda?", em que uma moeda fica a brilhar depois de lá ficar por algum tempo. A resposta que dava a essas pessoas era invariavelmente "e tu já viste o que o teu estômago faz a uma coca-cola?"

Hoje trago-vos um vídeo que demonstra precisamente isso - e que embora possa ser considerado um pouco "nojento", se aproxima daquilo que acontece diariamente no interior do nosso estômago à medida que os ácidos nele presente dissolvem os alimentos nos seus componentes básicos que depois serão absorvidos e usados pelo nosso organismo.

Embora haja por aí muita comida (e bebidas, e gelados!) que se deverá evitar... a verdade é que pouca coisa resistirá aos nossos estômagos!


quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A "poluição" equina quando os cavalos dominavam as estradas


Hoje em dia temos situações preocupantes de cidades que vivem sufocadas pela poluição dos seus automóveis, mas... já pensaram como as coisas eram no tempo em que o meio de transporte principal recorria a cavalos?

Muitas pessoas poderão imaginar os cavalos como os animais nobres que são, e que nesse tempo tudo decorria de forma cívica e "perfeita". Só que, como todos os animais, também os cavalos têm os seus "tubos de escape", e que embora possam ser considerado "biodegradáveis" para quem tivesse que lidar com eles nas estradas diariamente seriam certamente "bio-desagradáveis"!

Sim, refiro-me aos dejectos dos cavalos (bosta, merda, ou o que preferirem), e que para se ter uma ideia da escala monumental de cagada que se tinha que enfrentar, em Nova Iorque representava algo como mil toneladas de merda fresca nas estradas diariamente, regadas com cerca de 230 mil litros de urina.

Não é que isto justifique que se deva gramar com a poluição produzida pelos motores de combustão, mas... pelo menos dará que pensar!

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Ovos europeus versus os ovos norte-americanos


As modernidades dão origem a casos caricatos, como é o caso da industrialização das linhas de produção de alimentos. Nos EUA é obrigatória a lavagem dos ovos e a sua exposição e venda em expositores refrigerados; na Europa é proibida a lavagem dos ovos, por isso facilitar a infecção dos mesmos, e a sua venda é feita sem refrigeração. Algo que faz com que os ovos europeus fossem proibidos de ser vendidos nos EUA por motivos de saúde; e os ovos americanos proibidos de serem vendidos na Europa, pelo mesmo motivo.

Afinal quem tem razão? E a verdade pode ser um pouco mais complicada do que parece, uma vez que tem a ver bastante com o processo de produção. Nos EUA a maioria dos ovos são produzidos em escala industrial, segundo processos que facilitam a contaminação, e por isso a FDA exige que os mesmos sejam lavados e posteriormente refrigerados. Na Europa, com instalações mais pequenas, é pedido que os ovos sejam recolhidos de forma limpa logo na origem, dispensando a lavagem (que danificará a cutícula exterior protectora do ovo, facilitando a sua contaminação), e consequentemente a sua refrigeração.

Problemas diferentes para economias de escala diferentes... mas o que é certo é que enquanto deste lado do Atlântico raramente temos casos de salmonela, do outro lado esse problema é bem mais frequente e comum. Daí que... por vezes talvez seja melhor fazer as coisas "à moda antiga" e em escala um pouco mais reduzida.

sábado, 2 de agosto de 2014

Sabina - a jogadora de voleibol bonita demais


No Cazaquistão, uma jovem desportista de 17 anos está a dar que falar... por ser bonita demais. Sabina Altynbekova é jogadora na selecção nacional de voleibol sub-19. Mas durante a recente participação da equipa no campeonato asiático, tornou-se no centro das atenções eclipsando tudo o resto em seu redor.

Tradicionalmente, ninguém imaginaria que ser bonito pudesse ser um problema, mas com todas as atenções a centrar-se sobre si, até o seleccionador começa a dizer que não consegue trabalhar assim, com o público a comportar-se como se ela fosse a única jogadora que importa - e ela própria já veio pedir aos fãs para que prestem mais atenção ao que faz desportivamente do que ao seu aspecto físico.

Bem... também no futebol temos diversas vedetas que por vezes fazem esquecer o resto da equipa - pelo que por aí, nada de novo. Ao menos neste caso, sempre é alguém para quem dá mais gosto olhar. :)


Related Posts with Thumbnails