sexta-feira, 30 de julho de 2010

Salários Mínimos e Muito Mais

Certamente já sentiram curiosidade, por uma vez ou outra, de comparar alguns dados estatísticos entre diversos países, como... por exemplo... os ordenados mínimos de vários países europeus?

Pois bem, o Google dá uma ajuda:


E não se pense que os gráficos ficam por aqui... com mais um par de cliques podem comparar a quantidade de pessoas que acedem à internet... por exemplo, Portugal vs Brasil.


Ou seja, mais um site do Google onde poderão perder muitas horas a analisar estes (e muitos outros) interessantes dados estatísticos.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Atendimentos...

Episódio da vida real, vivido pelo meu colega Carlos Afonso, e com o qual imagino muitos (todos?)  podemos identificar-nos sempre que temos que lidar com "atendimentos".

Na 5ª-feira fui a um hospital público (foi o dia que reservei para tratar de  porcarias) pagar uma conta da minha irmã mais velha, Valor: 4,50€.
Cheguei cerca das 10:00 e saí da tesouraria cerca das 11:00.
Quantas pessoas estavam à minha frente? Zero.

Eu: "Viva! Vinha pagar uma conta."
Funcionário: "Bom dia. Já o atendo."

Meia dúzia de toques no teclado do computador. Levanta-se, vai a uma impressora que está a 3 metros atrás dele, espera que ela imprima duas folhas e diz: "Ora não era neste papel".
 Coloca umas folhas de papel branco no alimentador externo da impressora, regressa à sua cadeira; mais meia-dúzia de toques no teclado e no rato e volta à impressora. Retira as folhas impressas e vai a uma fotocopiadora que está uns 3 metros à esquerda da impressora (laser) e faz umas fotocópias.
Vai à sua mesa, toca o telefone. Atende: " ... a fulana de tal está de baixa...", "Ela está aqui", deixa o telefone fora do descanso. A "ela" levanta-se da sua cadeira e dá meia dúzia de passos para atender a chamada. O funcionário organiza 3 conjuntos de documentos e agrafa-os. Coloca dois em pastas e deixa um num cesto.

A "ela" retorna à sua secretária e pergunta: "devo carimbar o documento x?"
Resposta do funcionário: "Eu cá não carimbo, mas o fulano de tal carimba."

Entra o fulano de tal e dirige-se para a secretária mais longínqua, ninguém lhe pergunta porque carimba ele os documento do tipo x. Só então reparo no chefe dos serviços que até aqui se manteve imóvel na sua
secretária.

Toca novamente o telefone, novamente atendido pelo funcionário e ele pergunta para a plateia: "Santo António dos Cavaleiros é Odivelas ou Loures?"

Julgando que fosse para mim digo Loures, só depois reparo que não.

Era eu que ainda tinha o tal papel para pagar nas minhas mãos. O funcionário dá mais uns toques no computador e depois levanta-se e vem atender-me: "Ah isto, isto podia pagar no seu Centro de Saúde"

Fiz-lhe notar que o tal documento não indicava essa possibilidade. Disse-lhe que o pagamento me iria custar cerca de 100 euros tendo em conta quer o tempo gasto na deslocação, quer o tempo de espera... Ele fez de conta que não ouviu.

Volta ao seu computador e gasta um bom quarto de hora a criar os documentos de cobrança (voltou à dança entre o computador, a impressora, o papel errado para imprimir, o papel certo para imprimir, a fotocopiadora, a criação de três conjuntos de papeis.

Finalmente me anuncia com grande desgosto «agora tenho que o ir acompanhar à tesouraria» (fica na porta ao lado eu estava nos serviços financeiros). "A minha colega da tesouraria está doente."

Abre a porta da tesouraria passa para o lado de lá do balcão, vê-se um casaco de malha, pendurado nas costas da cadeira, ligeiramente descaído.

Um carimbo no recibo de pagamento. Dou-lhe 20 € para pagar (não, não há multibanco na tesouraria).
"Não tenho troco", diz-me.
Vejo quanto tenho trocado, paguei e recebi o recibo acompanhado de 2 documentos adicionais - só fiquei com moedas de 1 e 2 cêntimos na carteira.

Tendo em conta que tinham mandado uma carta, e impresso mais 9 folhas de papel... quanto custou aquela cobrança? Produtividade baixa e (mesmo que alta) completamente estúpida.

Porque não teria sido pago o tal documento no acto que o fez gerar? Porque o "sistema" devia estar em baixo. Porque não indicava um meio de pagamento electrónico ou que podia ser pago a 2 passos de casa? Não sei e não fiquei contente. O funcionário pareceu também não apreciar as suas tarefas, nem sobre elas ter qualquer ideia.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Rendimento Mínimo

Um professor de Economia na Universidade Texas Tech disse que nunca havia reprovado um aluno antes, mas uma vez, reprovou uma turma inteira.

Esta classe em particular tinha insistido que um regime igualitário realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e "justo."

O professor então disse, "Ok, vamos fazer uma experiência igualitária nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos as vossas notas de avaliação nas provas." Todas as notas seriam concedidas com base na média da turma, e portanto seriam "justas" porque iguais. Isso quis dizer que todos iriam receber as mesmas notas, o que significou que ninguém iria ser reprovado. Isso também quis dizer que obviamente ninguém iria receber um "20"...

Depois das primeiras avaliações sairem foi feita a média e todos receberam "13". Nesta altura quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram felizes da vida com o resultado.

Quando a segunda prova foi feita os alunos preguiçosos continuaram no seu ritmo , pois que acreditavam que a média da turma os continuaria a beneficiar. Já os alunos aplicados entenderam que também eles teriam direito a baixar o ritmo , agindo contra a sua própria natureza. Resultado, a segunda média das avaliações foi " 8".

Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral acabou por descambar e voltou a descer para o "5".

As notas nunca mais voltaram aos patamares mais altos, mas ao invés , as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por 'justiça' dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações e inimizades que passaram a fazer parte daquela turma.

No final das contas, ninguém se sentia obrigado a estudar para beneficiar o resto da sala. Resultado : Todos os alunos chumbaram naquela disciplina... porque todos eram «iguais».

O professor explicou que a experiência igualitária tinha falhado porque ela traduziu-se na desmotivação dos participantes. Preguiça e mágoa foi o resultado. "Quando a recompensa é grande", disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós.

"É impossível levar o pobre à prosperidade através de acções que punam os mais afortunados pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, obriga a que outra pessoa deva trabalhar sem receber. O governo não pode «dar» a alguém aquilo que tira a outro alguém. Quando metade de uma população começa a entender a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustenta-la, e quando esta outra metade entende que não vale a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a." ( Adrian Rogers, 1931)

[Recebido via email]

sábado, 24 de julho de 2010

Roubos Aéreos

Quando se pensa em "altos vôos" certamente não pensarão que uma daquelas simpáticas e atenciosas hospedeiras de bordo tem outras ideias sempre que sorri ao olhar para vocês.

É que uma hospedeira da Air France deixou de ter motivos para sorrir, ao ser apanhada por roubar milhares de euros em dinheiro e outros bens, durante os vôos!

Já nem com os pés fora de terra estamos safos...

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Roubo em Directo via GPS

Quando um ladrão ciclista pensou que seria boa ideia roubar um iPhone das mãos de uma mulher que caminhava na rua, mal sabia ele onde estaria poucos minutos depois...

É que a senhora estava a demonstrar um programa que permitia a localização em tempo real do iPhone via GPS... e como tal, bastaram 10 minutos para que a polícia apreendesse o habilidoso, que aparentemente nem se deu ao trabalho de olhar para o ecrã do iPhone e ver que este apresentava um mapa com a sua localização.

terça-feira, 20 de julho de 2010

A BP e o Derrame... do Café


Talvez o seguinte vídeo ajude a perceber porque motivo a BP demorou tanto tempo até conseguir estancar a fuga de petróleo no golfo...

domingo, 18 de julho de 2010

Bolhas de Sabão Agressivas

Não deixa de ser triste... muito  triste... quando vemos um polícia a ameaçar uma protestante no G20 em Toronto que estava a - imaginem só - a lançar bolhas de sabão!

Segundo o agente, caso uma dessas bolhas o tocasse, seria um acto de agressão, e o que é certo é que detiveram a rapariga.

Sim, todos temos direito a acordar mal dispostos - mas quando se é um agente da autoridade, espera-se que se tenha um comportamento à altura... e andar a prender pessoas que fazem bolhas de sabão... não me parece que faça parte do currículo!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vender a Crise

Afinal a solução para a crise é bem mais fácil do que se pensava... Só temos que vender coisas para ganhar dinheiro! E não havendo mais nada para vender... venda-se a própria dívida!
E afinal, até parece que dá lucro!

E precisamos nós de especialistas em economia para estas coisas... tsk tsk...

(E o mais engraçado é que tudo isto tem origem no que uns certos tipos decidem publicar, os ratings e coisas que tal...)

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Pepino Atrevido escapa ao Corte

Este pepino mal sabia o que o esperava. Comprado num vulgar supermercado, viu-se livre de ser cortado, pois a mulher que o comprou diz que o pepino lhe recorda o pénis do seu marido.

Como tal, este vegetal tem agora asilo político na residência de Iren Harsca na Hungria, permancendo intocado e conservado no congelador.

É caso para dizer: há vegetais com sorte... :)

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Na ANA não se MAMA

Parece que a mama não é igual para todos. Pelo menos não o é para as mães que trabalham na ANA que têm visto o seu prémio de assiduidade ser-lhes retirado por isso.

É que embora o Código de Trabalho determine que as duas horas diárias de dispensa para amamentação ou aleitamento não podem ser razão para que ocorra qualquer perda de direitos, a ANA diz que - como se ausentam durante parte do dia não devem receber essas "prestações complementares".

Agora sim, podemos dizer que Portugal está em crise... com os cortes a chegarem a quem mama desde bébé...

sábado, 10 de julho de 2010

Adeus Playboy Portuguesa

Pronto, foi a gota de água.

Depois de inúmeras polémicas... desde a horripilante qualidade gráfica à altamente duvidosa selecção das modelos, passando pela incompreensível escolha de algumas capas (homens!?!)... eis que finalmente a casa-mãe disse que "já chega!"
(E certamente que Portugal irá passar a figurar como um misterioso local, onde - mais que os gauleses em Asterix - habita gente louca.)


É que... na última (e mesmo literalmente última) edição da nossa Playboy, decidiram homenagear José Saramago... e o resultado foi este:

Não me custa nada ver ali um "Cristo" na capa... mas como é óbvio, há muita gente que se sentiu incomodada... E... não deixo de achar que se fez justiça. ao fechar esta edição nacional, que desde o início sempre deixou muito a desejar. (Mesmo se para sempre irei ficar com curiosidade... com quanto pior iriam conseguir fazer a cada nova edição! ;P

quinta-feira, 8 de julho de 2010

4 Mil Milhões de Impostos Perdidos

Portugal é uma terra de contradições... Por um lado justificam que há que pagar SCUTs, subir IVA, cortar nos ordenados, e sabe-se lá que mais, para ir buscar uns milhõezitos para equilibrar as vergonhosas contas públicas.

Por outro lado, essas mesmas contas públicas nem parecem estar preocupadas em ir buscar o dinheiro onde realmente deviam ir: como é o caso dos mais de 4 mil milhões de euros que o Estado deixou prescrever nos últimos cinco anos!


Parece que se percebe porque é que o ministro anda de mãos nos bolsos...

É pena que hajam casos de cobranças indevidas, que obrigam os contribuintes a andar durante *anos* para trás e para a frente tentando reaver o seu dinheiro (porque já se sabe: antes de reclamar, primeiro paga-se e só depois se fala!) ... e nestes casos... é prescrever milhão após milhão...

terça-feira, 6 de julho de 2010

Ovos Moles Certificados

Como isto de andar sempre na má-língua não invalida adoçar a boca de vez em quando, é com enorme prazer que vejo os meus adorados ovos moles de Aveiro serem o primeiro doce certificado em Portugal! :)
Este doce conventual passou a ser comercializado com uma espécie de "selo de qualidade". Desta forma, o consumidor passa a ter a garantia de que está a comprar ovos-moles de Aveiro genuínos, ou seja, que cumpriram todas as exigências estipuladas para a confecção deste doce. Portanto, aos falsificadores - leia-se, produtores de doçaria que tentavam vender creme de ovos como se fossem ovos-moles -, não resta alternativa senão desistir.

Eu só me interrogo... o que impede os falsificadores de falsificarem igualmente o "selo de qualidade"?

domingo, 4 de julho de 2010

Em Nova Iorque, Turistas só no Hotel

Se pensam que só por cá é que temos palhaçadas, vejam só o que se passa em Nova Iorque.

Face aos custos elevados dos Hotéis na Big Apple, não é supresa nenhuma dar com visitantes e turistas a procurarem alojamento em locais alternativos, dando uso às redes sociais e a sites como o Craigslits.

Qual a resposta?

Os hotéis querem fazer passar uma lei que proíba qualquer pessoa de alugar o que quer que seja por um período inferior a um mês - efectivamente obrigando qualquer turista a ter que recorrer a um hotel (se quiser estar "legal")!

... E que tal se praticassem preços mais atractivos, ou oferecessem mais valias que justificassem o custo acrescido, não?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A Lei Afinal Não é para Todos?

Parece que o Papa Bento XVI não gostou da forma como a polícia tem efectuado as investigações sobre os casos de pedofilia que têm assolado a Igreja Católica.

Mas então, afinal em que ficamos?

Depois de terem passado anos a esconder casos de abusos sexuais, querem agora tratamento "preferencial" e "especial" por fazerem parte do clero?

Quando muito seria a oportunidade perfeita para demonstrar claramente e publicamente que tais actos não podem ser tolerados; e exigir às autoridades que investigassem de forma célere e exaustiva todos os indícios.

Mas afinal... parece que há esqueletos nos armários que até o Vaticano prefere manter longe dos olhares dos seus fiéis...
Related Posts with Thumbnails